Florida Keys é uma série de pequenas ilhas que separam o Oceano Atlântico do Golfo do México. São dividas em 5 regiões: Key Largo, Islamorada, Marathon, Big Pine Key And The Lower Keys e finalmente Key West.
No passado, essas ilhas eram o lar doce lar de corsários, piratas, de pessoas renegadas socialmente.... geeente muito fina! Muitos navios afundaram naquela região e com eles os seus tesouros, fazendo de Key West um paraíso para os que gostam de mergulhar e desvendar o passado submerso. Muitos de seus tesouros já foram recolhidos do oceano.
Mas triste é saber que esses piratas por volta de 1808 traficavam centenas de africanos e os vendiam como escravos.
Key West, que tem uma herança histórica riquíssima, no início recebeu o nome de Cayo Hueso, foi chamada assim por seus colonizadores espanhóis porque ao chegarem na praia encontraram muitos ossos humanos por volta de 1760. No seu início, há centenas de anos, era habitada por uma tribo indígena chamada CALUSA.
Bem, mas continuando num passado mais recente.... ela começou a ser muito povoada por cubanos, mas ao ser cedida para a Inglaterra todos retornaram ao seu país de origem. Somente 20 anos depois a Espanha recuperou a Flórida, então muitos deles retornaram.
A Espanha cedeu Cayo Hueso aos Estados Unidos, outorgando-lhe a Juan Pablo Salas que vendeu esta ilha a um americano que no final repassou a venda para um outro americano chamado Johw W. Simonton. Em 1822 o tenente Matthew Perry da marinha americana chegou a Cayo Hueso e plantou a bandeira tornando-se, assim, definitivamente território dos Estados Unidos.
Vamos à viagem: esta inicia deixando Miami pela estrada, de carro, adimirando lindas paisagens ao longo do caminho. As ilhas são interligadas por pontes que as vezes você nem percebe que são pontes. A estrada é uma beleza! A viagem de Miami a Key West dura em torno de 3 horas direto (tempo sem paradas). Mas também se pode chegar de avião (55 minutos - de Miami) e, claro, de barco né?
Indo para Key West, do lado direito em Marathon, há um lugar chamado Robbie's onde você pode parar para alimentar os pelicanos, para a criançada é uma experiência e tanto! Você recebe um balde cheio de peixes e pode colocar na boca deles.
Há lindas bijouterias artesanais ali, mas muito caras. Em Key West você encontra, por incrível que pareça, mais baratas, ou menos caras, como queira.Key West fica a 90 milhas de Cuba, o que pra gente vem a ser cerca de 145 kilometros. O marco vive cheio de gente para tirar fotos, você não entende muito bem o porquê de tanta empolgação, mais acaba entrando na onda, afinal tudo é festa em Key West.
Esta cidadezinha é linda, as casas são todas em estilo Vitoriano, algumas têm a bandeira dos Estados Unidos hasteada em sua varanda, você realmente sente forte o nacionalismo daquela gente, as ruas são limpas.... Tudo é muito admirável! Mas o que vem a ser esse estilo Vitoriano?
Bem, o Estilo Vitoriano surgiu no reinado da Rainha Vitória I, claro, nos anos de 1837 a 1901. É um tipo de arquitetura que tenta inserir detalhes estéticos e tecnologias da era industrial em sua construção. São casas com varandas, várias assimetrias, ângulos e minúcias decorativas de charmosa beleza, suas cores de casas geralmente são cores fortes. É um estilo rico em charme e elegância.
Na parte velha da cidade formou-se um centro histórico encantador, onde você esquece da hora passeando por aquelas ruas animadas. A Duval Street, uma das principais ruas, é cheias de bares, lojas e diversões empolgantes. Você se encanta com o ritmo que corre por lá!
Há algo que não se pode perder que é o pôr do sol na Mallory Square. É a coooisa mais estonteante de se ver estando aí. Há artistas espalhados pela praça, música e confesso que lá foi onde eu provei a melhor Piña Colada de toda a minha vida até agora.
Esta cidade foi moradia de gente famosa como os escritores Robert Frost, Tennessee Williams, Elizabeth Bishop, Shel Siverstein, Richardo Wilbur e Ernest Hemingway.
Ernest Hemingway ficou famoso por suas obras como Por quem os sinos tocam, A Ostra e o vento entre outras. Mas também teve a sua fama por ser extremamente mulherengo.
De todas as suas mulheres foi a segunda esposa - Pauline - quem morou nessa bela casa em estilo colonial espanhol, possui um jardim maravilhoso e a primeira piscina feita em Key West. (foto acima - Casa de Hemingway).
Contam uma história que na época da recessão, enquando Hemingway estava viajando, Pauline mandou construir uma piscina que custou na época U$ 80.000,00. Quando Hemingway chegou ela disse algo assim: venha ver querido a surpresa que tenho para você, e ele viu a enorme e linda piscina; nessa hora ela lhe perguntou se ele não a ajudaria a pagar. Ele abismado com o feito da esposa na atual conjuntura, atira uma cent ao chão dizendo: tome aqui a ajuda, é tudo o que eu tenho!
Pauline surpreendida e aborrecida com a reação mandou colocar a moeda ao chão para que isso nunca fosse esquecido. Coisas de casal!
Tem vários museus para todos os gostos; tem um programa bem punk que é o seguinte: você é levado a alguns lugares, à noite, onde aconteceram determinados fatos e te contam as histórias daquelas pessoas que viveram lá e de fantasmas moradores da ilha, esse programa se chama GHOST TOURS e para quem inicia o passeio fantasma às 20h, este termina por volta das 22h.
Tem também passeio de trenzinho por toda a ilha onde te contam a história da cidade, em inglês, é claro. Eu entendi tudinho, tipo assim: i like banana porque num revi caroço, sabe como é!!!!???
A verdade é que Key West é uma cidade para você passar no mínimo 4 dias.
Bem, voltando do paraíso, ainda se pode parar em algumas partes onde há prainhas. A praia abaixo foi em Islamorada, do lado do Atlântico Norte. A água no início é quentinha, mas depois vai esfriando, esfriando. Para chegar a uma parte funda você tem que andar quilómetros e quilómetros.
Também tem o álbum de fotos mais abaixo.
KEY WEST fica como sugestão para mais um destino a ser incluído no seu roteiro pessoal de
Mil lugares para conhecer antes de morrer!
KEY WEST |