sábado, 23 de outubro de 2010

Etapa 14 - Sarria a Portomarín

Dia 18/07/10
Percurso=22,4km
Percurso acumulado=272,50km
Início=7h40
Término= 15h15
Duração= 8h 25







Bem, antes voltando ao dia anterior (dia 17/07), após visitarmos o Monastério de Samos, tomamos um taxi em direção à Sarria.
É fácil pegar um taxi em Samos, em frente ao Monastério tem uma espécie de posto e uma parada de taxi, o rapaz que trabalha dentro da cabine que há por lá chama um taxi se for preciso. Ele chamou para nós e não tardou muito.

O taxi nos levou a um albergue que já fica perto da saída de Sarria, albergue San Lázaro, excelente albergue, havia um quarto duplo (cama de casal) e com banheiro próprio, ficamos os três neste. Bastante confortável, espaçoso e limpo.

Sarria é uma das cidades grande da província de Lugo
Era um sábado e ficamos impressionados como realmente tudo fecha à tarde na Espanha, estávamos em busca de um restaurante para almoçarmos e passamos em frente a um salão de beleza, estava fechado, eram 14h da tarde. Incrível!
Essa hora os salões no Brasil estão borbulhando de gente. Quanta diferença!

Após uma sugestão de um dono de um bar e de uma vendedora em um farmácia que por um milagre estava aberta, encontramos o excelente restaurante ROMA, é o restaurante do Hotel Roma, ambiente aconchegante embora o tratamento do garçon tivesse sido frio.







Bem, voltando ao dia 18/07, a manhã fazia frio e havia uma suave neblina.
Sabíamos que agora a coisa ia ficar ainda mais difícil em termos de conseguir vagas em albergues, pois muita gente inicia o Caminho desde Sarria, pois daqui, praticamente, é que se faz os 100 últimos kilometros obrigatórios para quem caminha a pé para conseguir a Compostela.






Contudo, caminhávamos devagar para pode acompanhar a mamãe, e percebíamos que ficávamos para trás frente a quantidade enorme de pessoas que passavam por nós.

Eu brincava com o Rodrigo: la se vão nossas camas.... e ria né?! Afinal de contas era melhor rir do que chorar!

Não era mais uma caminhada solitária como no início, havia muita, muita, muita gente!!!



O caminho dessa etapa foi muito agradável, apesar de subidas e descidas, passamos por bosques lindos, um clima ameno e o melhor ainda é que nessa etapa ganhamos um fôlego extra.

Sabe quando você tá jogando videogame e seu bonequinho precisa de sangue, aí de repente apanha algo e o sangue do bonequinho aumenta? Pois é! Foi essa a sensação ao ver o marco que informava que restavam apenas 100 km para Santiago de Compostela. CASI!











"CASI" (quase em espanhol) vimos muito essa palavra escrita pelo caminho na tentiva de passar ânimo ao peregrino cansado. Às vezes nos parecia irónico, mas enfim não deixava de ser CASI.







Foto de uma teia de aranha salientada pela garoa, com gotículas de água nela.
Clique em cima da foto para que ela seja ampliada. Veja que lindo!

Nossas credenciais de peregrino já estavam ficando sem espaço para carimbos.
Geralmente se pega um nova em igrejas do Caminho, mas na verdade, as nossas as compramos no albergue Casa Cruceiro em Ferreiros.




Interessante foi ver que as pessoas falecidas eram colocadas em jazigos bem próximas desta igreja. Por exemplo nesta Igreja de Santa Maria de Ferreiros, em Ferreiros.











Ao chegar em Portomarín, esgotados pois nosso limite era de 18 km e esta foi uma etapa larga para gente, tivemos que subir uma enorme escada para cruzar o seu arco. A mamãe quase teve um troço! É a entrada pela Ermita de Nuestra Senhora de las Nieves







Portomarin é um cidadezinha linda, situada na margem direita do rio Miño cujo rio é de uma beleza encantadora!

Uma calma e uma paz me deu ao ficar contemplando o rio a partir da bancada do restaurante Mirador, onde fomos almoçar, perto do albergue.

Mas essa paz foi momentânea, pois houve uma confusão com um dos garçons, o dono e um terceiro que não soube identificar, estavam gritando o que nos desviou a atenção. Quase saiu briga de verdade.
Também havia muitas moscas, enormes moscas, mas tudo bem! Passou e eu voltei a almoçar olhando a maravilhosa paisagem a minha frente.

A antiga cidade de Portomarin era formada por dois bairros: San Nicolás e San Pedro, porém ela desapareceu por conta de construirem uma represa - Represa de Belesar, com o objetivo de abastecer uma central hidroelétrica. Em 1960 ela foi reconstruída mas acima.









Ao lado foto da igreja de San Nicolás, de estilo românico, antigamente chamada de igreja de San Juan de Jerusalém, construída no séc. XII e XIII, teve suas pedras retiradas cuidadosamente para reedificá-las agora em seu lugar atual. Uma de suas característica é que foi construída para ser uma igreja/fortaleza















Ficamos no albergue Ferramenteiro, um albergue enorme, limpo, e com vários terminais de acesso a internet. Pela manhã é possível tomar café com suco, croissant e tostadas lá mesmo.

Nesse dia também chegou ao albergue um grupo de deficientes físicos que estavam fazendo a peregrinação a Santiago de Compostela. Idendifiquei pessoas com retardamento mental e também cegos, sim cegos! Cada um tinha um acompanhante.

Não é impressionante a força e a coragem dessas pessoas?!


TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.

Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu. (Fernando Pessoa)

Albergue de Sarria: http://www.alberguesanlazaro.com/

Albergue de Portomarín: http://www.albergueferramenteiro.com/

Para ver mais fotos da etapa clique no álbum abaixo

Etapa 14 - Sarria a Portomarín

Abaixo vídeo de Portomarín e de
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!