domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Origem do Caminho.

Bem, resumirei aqui conhecimentos que busquei na internet e em livros.
Tudo começou por volta de 814 durante o reinado de Alfonso II - o Casto, quando um pastor chamado Pelayo que vivia em Solobio no bosque de Libredon - Iria-Flávia, hoje cidade de Santiago de Compostela, observou luzes brilhantes sempre em um determinado ponto, intrigado com aquilo, foi averiguar e para sua surpresa encontrou enterrada uma arca de mármore contendo 3 corpos. Isso ocorreu no dia 25 de julho daquele ano.
Imediatamente foi avisar o bispo de Iria-Flavia, Teodomiro, que pela análise chegou-se a conclusão atribuindo serem os restos mortais do apóstolo Tiago o Maior e de seus discípulos Teodoro e Atanasio.

Teodomiro visita o Rei Alfonso II para lhe informar do ocorrido, e este prepara uma viagem com toda a sua corte para testemunharem tal fato.
Essa descoberta no séc. IX veio em boa hora pois a Espanha estava travando uma batalha religiosa e isso deu um gás aos cristãos.
Alfonso II mandou construir uma igreja e um monasterio, e logo após a noticia se espalhar as peregrinações começaram, pouco a pouco, a acontecer. O Caminho a Santiago se transformou na mais importante rota de peregrinação da Europa Medieval.
Santiago de Compostela, antes de se chamar assim, era conhecido como LUGAR SANTO, também chamou-se ARCA MARMÓRICA, depois o lugar ao final recebeu o nome de Compostela, que é derivado de Campus Stellae (Campo de Estrelas) fazendo alusão às luzes que irradiavam em direção à cova.
Muitos anos depois Alfonso III mandou construir uma Basílica ainda maior que a primeira.

Santiago de Compostela sem dúvida alguma tem algo de muito especial.
O Caminho de Santiago de Compostela não é um só caminho, há varios caminhos que levam a Santiago de Compostela, mas isso é outra história.

3 comentários:

  1. Oi Aldi, pronto!!!! Acertei!!! Agora já posso se promovida, sair do grupo das desnaturadas..rs
    Esse seu blog é mesmo uma viagem, alta dose de cultura!!! Mto legal!!!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. D. Maria, muito bacana este blog. Depois escreva um livro...rs. Ganhar dindin...rsrs, ou então procure a Luciana Gimenez com a idéia de apresentar um quadro no programana dela como As aventuras da Sósia da Luciana...rsrsrs. Abraço. E Boas Aventuras.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse site, mt boom msm ! ;)

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!