terça-feira, 7 de setembro de 2010

Análise da minha mochila - Santiago de Compostela

A minha escolha do que deveria levar para fazer o Caminho de Santiago de Compostela foi baseada em uma relação fornecida em sites orientadores, como http://www.caminhodesantiago.com/ por exemplo.



Venho aqui fazer uma avaliação de alguns itens de minha mochila que levei para fazer o Caminho de Santiago de Compostela.



LANTERNA DE CABEÇA: para mim que viajei no verão em nenhum momento a utilizei. Mas por que a levei? A levei porque como havia lido que os albergues tem horário para apagar as luzes, eu provavelmente a iria utilizar para eventualmente ir ao banheiro à noite.

Não foi preciso, pois embora as luzes fossem apagadas geralmente às 22hs nos albergues, pelo menos os que fiquei, havia lanternas de orientações nas paredes, de modo que nunca estava totalmente escuro.

Também não ocorreu de sairmos muito cedo do albergue quando geralmente ainda não está claro e se faz necessário usar a lanterna.

Se você não vai ter o hábito de sair as 5h da manhã desnecessário, na minha opinião, levar lanterna.




BASTÃO: Fundamental! O caminho possui trechos muito difíceis. Questão: levar 1 ou 2 bastões? Eu levei apenas um bastão e foi suficiente. Companheiro inseparável.

Aproveito para alertar que o movimento com o bastão pode causar dores nos braços. Aconteceu comigo no primeiro dia.




HIDROBAG: Levei o hidrobag pois havia lido que haveria trechos longos sem nenhuma possibilidade de encontrar bar .

Não é necessário, pois antes de se começar o trecho, por exemplo, um trecho longo como o de Villamayor de Monjardin rumo a Los Arcos, que são 12,5 km há um bar e restaurante onde você pode se abastecer de água até o percurso final, também em outros trechos se encontra máquinas pelo caminho que vendem água e refrigerantes, além de fontes.





BOTA: Ter feito o caminho de bota, apesar de pesada, foi uma grande proteção para os meus pés. Constantemente dava topadas nas mais diversas pedras que encontrei pelo caminho.

Chega uma hora em que a perna está tão dolorida, tão cansada, sem ânimo par continuar caminhando que você não consegue nem levantar o pé na altura suficiente necessária para passar pelas pedras.

Dei topadas diversas e não senti nenhuma dor nos dedos. Se eu estivesse de tenis não sei como estariam meus dedinhos.




3 CALÇAS-BERMUDAS: é suficiente apenas 2 calças-bermudas. E para se caminhar é melhor transformá-las em apenas bermuda, porque o caminho deixa a barra da calça muito suja, então é mais um item para se lavar diariamente. Usei a calça-bermuda apenas no primeiro dia e o outro foi quando sai do Cebreiro pois estava muito frio.


Lavava a bermuda de 2 em 2 dias, de modo que se você está usando uma e coloca a outra para lavar, se não secar no mesmo dia, no outro secará.




FARMÁCIA: Ter levado minha farmacinha ambulante foi bom no sentido de estar preparada para uma emergencia, ninguém sabe quando a dor vem. Os horários de funcionamento dos estabelecimentos são diferentes dos nossos, nem sempre encontrávamos farmácia aberta na hora em que precisávamos ou passávamos por elas.












Levei: Buscopan para gases, 46 (remédio homeopatico) para prisão de ventre, dorflex, Cataflan gel (utilisei 2 tubos), vaselina, pomada e arnica, além de meus remédios habituais.


Uma das coisas legais que tive que comprar por lá foi o COMPEED, é um protetor para a pele dolorida, ainda não vi vender no Brasil, tem para bolhas, para joanetes.... custa em torno de 6 euros. Esse da foto é para joanete. Excelente. (se pronuncia "kompid").



TALHERES: não os usei no caminho porque sempre comíamos em restaurantes/lanchonetes. Não compramos alimentos para cozinhar no albergue. Se você também não tem a intenção de utilizar cozinha, não precisa levar talheres. Eventualmente o canivete poderá resolver alguma necessidade.




FRALDÃO DE BEBÊ: excelente. Me enxugava o suficiente e secava muito rápido com peso mínimo.




ANORAK: Levando em conta que fui no verão, não o utilizei, não que não tivesse chovido ou feito frio pelo vento, é que quando choveu utilizei o poncho, que cobria a mim e à mochila, então não fazia sentido também colocar o anorak já que estava protegida pelo poncho.
Nos momentos em que fez frio acabaei utilizando o meu casaco fleece.



LUVA: aqui uma exceção, não levei luva, pois estava indo no verão, não precisaria, era o meu pensamento.
Isso não vale para quem vai passar pelo Cebreiro, na minha opinião.
Pela manhã há névoa e bate um frio enorme. Minha mão gelava demais! Me arrependi de não ter luva naquele momento.



GARRAFA PARA ÁGUA: não é necessário levar uma garrafa de água, dessas transadas, bonitonas e pesadas, você pode comprar uma garrafa de água comum em qualquer lanchonete e reabastecê-la durante o caminho nas fontes, ou mesmo comprar outra. É muito mais leve que esses cantis de água.





REPELENTE: Muito importante. Há mosquitos demais e o trecho de Rabanal del Camino é horrível! Parece que a quantidade de mosquitos duplica nesse trecho. Terrível!



CANGA: não a utilisei. A levei pois li uma vez que não havia porta em um banheiro de albergue. Em todos os lugares havia banheiros adequados ao banho. Todavia se você quiser utilisá-la para se cobrir um pouco mais do sol é válido. Foi um grande peso que carreguei. Desnecessária.




ISOLANTE TÉRMICO: é bom levar, nunca se sabe... usei-o uma vez apenas quando fiquei no Polideportivo por falta de vaga em albergue. Sempre fiquei onde havia cama. Não vi albergue dando o chão quando não tinha vaga. Sempre mandavam para o polideportivo.



POCHETE: Vi no caminho uma pochete que tem espaço para garrafinha de água, muito prática, pois para quem está caminhando fica mais fácil o manuseio do que colocar no bolso da mochila.
Como a minha não tinha essa facilidade então levava sempre a garrafa na mão, agora imagina, segurar máquina fotográfica, filmadora, bastão e mais a garrafa de água.... êta malabarismo!




PROTETOR DE ASSENTO SANITÁRIO: para a higiene isso é fundamental levar. Você pode encontrar isso em farmácias.
Aqui coloco a foto de 2 tipos que levei.
Um que é uma espécie de "saquinho" que veste o assento, o outro é só colocar por cima.



10 comentários:

  1. fantasticas, as dicas, vc é muito detalhista, isso é fundamental em uma viagem como esta, vc como seu filho , sua mãe , seu marido, devem ter muito orgulho de vc, parabens, fico muito feliz por ver pessoas como vc, hoje´são raros, parabens BJ F.G -MA

    ResponderExcluir
  2. BOAS DICAS!! 15/06/2011 PRETENDO ESTAR EM SAINT JEAN DO PORT!! INICIANDO ESTA CAMINHADA!

    ResponderExcluir
  3. Simões, dizem que o Caminho começa quando você decide fazê-lo, pude sentir essa verdade, portanto tua caminhada já começou. Buen Camino peregrino!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. Pretendo iniciar a caminhada em 01 de julho de 2011, por 22 dias, mas ainda não sei por onde começar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber que tipo de mochila comprar. V gostou dessa marca Deuter? É impermeável? Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila! Bem, primeiramente quero lhe dizer que a decisão mais importante você já tomou, FAZER O CAMINHO! Qual será? Isso é apenas um detalhe, o importante nisso tudo é DECIDIR FAZÊ-LO E COMO FAZÊ-LO, digo para que o faça muito mais que com seus pés que o faça com sua alma!

    Quanto à mochila, de todas as que pesquisei achei as mochilas da Deuter muito mais leve que as demais, minha mochila possuia 50 + 10 litros ou seja 60 litros pesando apenas 1.800g. Por aí você tira! Mas a maioria dos peregrinos caminham com mochilas com menores litros. A da minha mãe era da deuter, era 40 +10 litros e pesava 1.700g
    Eles tem também uma de 35+10 que pesa 1560g. Acho que pode ser a ideal para você.

    Em relação a essas mochilas de que lhe falo, que são da linha ACT LITE, elas possuem um revestimento interno que proteje um pouco da água, mas seja qual for a mochila que você leve, um poncho protejerá você e sua mochila.
    veja o site da deuter www.deuter.com.br

    Beijos e uma MARAVILHOOOSSAA CAMINHADA PRA VOCÊ PEREGRINA!!!

    ResponderExcluir
  7. A mochila da deuter é maravilhosa! Quando penso em mochilas, penso deuter!

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas! O bastão ou cajado é comprado ou a gente tem que improvisar um? Bjs, Juliana

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, bem, você pode comprar nessas lojas que vende material de esporte, como a Mundo Terra e a Pé na trilha. Já fui com o bastão porque como já ia enfrentar os Pirineos na primeira etapa, então já iria fazer grande uso dele. Não dava para adquirir lá.
    No primeiro dia fiquei com os braços doloridos. Creio que se tivesse, na época, o hábito de fazer o aparelho de academia de ginástica - ELIPTIC - aquele que fica movimentando o braço, não doiria tanto. Vi alguns peregrinos com 2 bastões, mas para mim um só já ajudou. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Aldi. Eu gostaria de saber sobre as botas e sapatos que você usou. Poderia dar dicas? Afinal a maioria que pesquisei é para o público masculino.

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!