sábado, 11 de setembro de 2010

Etapa 9 - El Acebo a Ponferrada

Dia 12/07/10
Percurso=16 km
Percurso acumulado=168,70
Início= 9h
Término=13h30
Duração= 4h30





Dessa vez chegamos mais rápido.
É! Para descer todo santo ajuda!!!


Em El Acebo o dia amanheceu friozinho embora o sol já estivesse dando as caras.
A Verinha como queria descansar um pouco as pernas foi para Ponferrada de carona com o dono do restaurante que nos alugou os quartos. Todos os dias ele vai à Ponferrada buscar pão e ofereceu a carona à Verinha.


Combinamos de nos encontrar no hotel em que íamos ficar.



O Caminho continua sendo de descida constante, boa parte do terreno com pedras encravadas na terra, mas já estava acostumando com as dores.








Chegamos em Molinaseca 11h20.
Na foto se vê a igreja de San Nicolás.
Queria ir ao banheiro e após atravessar a ponte sobre o rio Meruelo vê-se logo uma venda à esquerda.


Bem, pensei: vou comprar alguma coisa para poder usar o banheiro.



Fiz minhas comprinhas de alimentos e depois de pagar vi que tinha dado com os burros n'água, pois não havia banheiro.
Tive que comprar uma garrafa de água em outro lugar para poder usar o serviço.
Por isso vai a dica: se certifique, antes de comprar em alguma venda, se há banheiro, "servicios", é como eles chamam, isto é, se a sua intenção é de ir ao banheiro.
Quando estávamos cruzando a ponte em Molinaseca o dono do restaurante que tinha dado carona à Verinha passou e parou para dizer que a deixou sã e salva em Ponferrada. Que inveja da Verinha!








Quando já estava chegando no vilarejo de Campo (veja na foto ao lado) há uma entrada à esquerda com um indicação do caminho, entrei, e percebi que um senhor que estava atrás de mim seguia pela estrada, chamei-o e disse que havia indicação de que era para a esquerda e ele me disse: eu sei, mas me falaram que indo pela estrada é mais perto.






Não tive dúvida! Segui o velhinho.
E realmente é, pelos meus cálculos é cerca de 1 hora a menos de caminhada.
Então segue a dica: não entre em Campo, continue seguindo pela estrada. É mais perto.
Ponferrada é uma cidade muito grande, se anda bastante até chegar ao centro dela, passamos em um albergue para selar nossas credenciais, e depois andamos mais um pouquinho até chegar na parte velha onde ficava o hotel.

A sinalização era confusa, nos confundimos de direção para chegar até a parte velha.
Mas eu sei porque: foi por termos vindo pela estrada, não percebemos que as sinalizações que víamos era de quem chegava vindo por Campo.

Bem, direção resolvida, hotel encontrado, então fomos descansar um pouco.







Tomamos banho, descansamos, Verinha chegou com frutas, já tinha rodado toda a cidade.
Bem, fomos então passear por Ponferrada.
Ponferrada tem esse nome por conta de uma ponte de ferro que foi construída ali e que foi reforçada na época da reconquista cristã da Península. Era chamada antes de "pons ferrata". Próximo à ponte tem o Castelo de Ponferrata.

Onde hoje é o Castelo de Ponferrada, também chamado de Castelo dos Templários, havia um castro pré-romano e depois uma ciudadela romana que foi destruída pelos Godos.


Por volta de 1178 o Rei Fernando II de León doou aquelas terras para os cavaleiros da Ordem do Templo, tinham eles a missão de defender os peregrinos que passassem por ali. Eles por sua vez construiram o castelo já por cima da fortificação que existia.

Em 1312 a Ordem se dissolveu e ele voltou para a posse da Coroa de León e desde então foi sofrendo reformas, ampliações e coisa e tal até princípios do século XVI.





Infelizmente por conta das novas alterações das etapas a se caminhar, acabou que o dia em que chegamos em Ponferrada foi uma segunda-feira.

Dica: não cheguem em Ponferrada numa segunda-feira, não há nada aberto para se ver.

Fiquei muito triste. Decididamente tenho que voltar aqui.

O horário de abertura do Castelo é de terça a sábado. 11h - 14h/ 16h30 - 20h30 e domingo 11h - 14h.



Mais fotos sobre a etapa no álbum abaixo

2 comentários:

  1. OI ALDI. ME PARECE QUE O TRECHO PARA CAMINHAR NÃO É DOS MELHORES, EM COMPENSAÇÃO, ACHEI A CIDADE FANTÁSTICA. VALE A PENA VC VOLTAR PARA VISITA-LA. BJ - KLB/RJ

    ResponderExcluir
  2. é muito fantastica, é tambem acho que deve voltar para visitar, mas deve ser bom vc ir com seu marido pois acho uma viagem fantastica para um casal poder refletir na vida,e fortalecer o relacionamento , um abraço e fica egistrado minha opinião BJ- f.g.ma

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!