sábado, 13 de novembro de 2010

Ano Santo - Ano Jacobeo Compostelano

O que vem a ser Ano Santo?


A igreja católica atribui a determinadas datas especiais que o Ano seja Santo, um jubileo, onde nesse ano é concedido aos fieis determinadas graças. Tudo em busca de ânimo para um renovação espiritual, uma verdadeira conversão.



O Ano Santo Jacobeo Compostelano sempre ocorre quando o dia 25 de julho cai em um domingo, pois foi num domingo que ocorreu o martírio de Santiago, sendo chamado também de Ano Jacobeo (que é da parte de Santiago). É um tempo em que se recebe graças do Jubileo.

Isto passou a acontecer depois que o Papa Calixto II, por meio de uma bula papal, no ano de 1119, concedeu à Catedral de Santiago de Compostela o privilégio de conceder tais graças, tornajd0-a sede de um arcebispado, o que foi confirmado pela bula papal de Alexandre III.

Para receber as graças na Catedral de Santiago de Compostela há alguns requisitos a se cumprir:

a) peregrinar em um Ano Santo à Catedral de Santiago de Compostela e visitar o túmulo do apóstolo,
b) rezar um oração pela intenção do Papa,
c) receber os sacramentos da penitência e da comunhão ( penitência pode ser 15 dias antes ou 15 dias depois).





A graça do Jubileo é recebida na forma de uma indulgência plenária, quer dizer completa, na qual todo fiel tendo cumprido os requisitos acima poderá receber para si ou transferir a graça para um ente falecido. É o perdão de todos os pecados.



Os anos santos jacobeos compostelanos geralmente ocorrem num intervalo regular de 6/5/6/11 anos.


O próximo Ano Santo ocorrerá em 2021.
PREPAREM-SE!

Um comentário:

  1. OI ALDI. QUE DELICIA A CHEGADA. A REALIZAÇÃO DE UM SONHO. A CONCRETIZAÇÃO DE UMA DETERMINAÇÃO. PARABÉNS A VC, SUA MÃE E RODRIGO. LUTADORES. GUERREIROS. PERSEVERANTES. FIÉIS. FOI UMA JORNADA PARA LEMBRAR SEMPRE. MOMENTOS NA VIDA, QUE MESMO QUE SEJAM REPETIDOS, NÃO TERÃO A INTENSIDADE E SURPRESA DESTA PRIMEIRA VEZ. ACREDITO QUE VCS ESTEJAM COM O CORAÇÃO E A ALMA REPLETOS DE ALEGRIA E FORÇA. AGORA VCS CONFIRMARAM QUE SÃO CAPAZES DE REALIZAR QUALQUER COISA QUE SE PROPUSEREM A FAZER. MINHA ADMIRAÇÃO A VCS. NOVAMENTE, PARABÉNS. VCS SÃO, E ESTÃO, ABENÇOADOS. KLB/RJ

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!