quarta-feira, 14 de julho de 2010

Etapa 1 - Saint-Jean-Pied-du-Port a Orisson

30/06/2010
Época: Verão
Temperatura: 28 graus/15 graus.
Percurso a pé: 7,5 kms.
Destino: Orisson (França)
Início: 9h30
Término: 13h38
Duração: 4h08 (caminhadas com paradas para fotos e descansos)
Saint Jean está a mais ou menos 200 metros acima do nível do mar . Orisson está a 795 m.
Nosso dia começou cedo, embora tenhamos deixado Saint Jean tarde. Tomamos o café, nos despedimos e partimos descendo a Rue de la Citadelle.

No final dessa rua se encontra a torre do relógio e ao lado dela a igreja Notre-Dame-du-Bout-du-Pont construída no estilo gótico, uma igreja do século 14.
Ao passar pela torre do relógio se sai sobre a ponte medieval sobre o rio Nive. Lindo!

Logo você já está na Rue d'Espagne e ao final dela se sai pela Porte d'Espagne passando pelo que restou das muralhas nesse ponto.

Logo nos animamos pois íamos finalmente cruzar os Pirineos.
Esta é a etapa mais difícil.





Existem duas rotas nesse trecho: a Rota de Valcarlos e a Rota de Napoleão.


Optamos seguir pela Rota de Napoleão.
É a rota mais difìcil. Por ela passaram as tropas de Fernando o Catolico, as legiões romanas, Carlomagno para lutar com os Sarracenos, Napoleão, enfim, todos com seus exércitos.
Isso me encanta! Poder passar por onde esses homens que fizeram história passaram é pra mim realmente emocionante!

O trecho já começa com uma forte subida por uma estrada esfaltada e tudo é lindo e maravilhoso!
Todos com água, enormes bocadilhos que o pessoal do albergue preparou para a gente, que um só bastava aos três... tudo pronto para subir mesmo!

Após 2 horas de caminhada resolvemos parar para comer o sanduiche, eu sentei e comecei a abocanhar o meu sanduiche quando 2 cachorros sentiram o cheiro e vieram para perto, mamãe e Rodrigo com medo, tratamos logo de sair dali sem comer direito.
Corre! pega a mochila!


Os cachorros vieram latindo atrás da gente, nos seguiram um tempinho latindo mas não aconteceu mais nada. Nós os ignoramos com a cara e a coragem!

Bem, subida nunca é fácil e a mamãe não parecia bem, ela parou para tirar a mochila, algo a incomodava e eu preocupada esqueci que estava segurando a máquina fotográfica e esta caiu no chão em cima de uma pedra que destruiu o display dela. Tudo ficou preto.
Imaginem o quanto fiquei arrasada naquela hora!!!

Mas como não dei confiança ao azar tentei bater assim mesmo e para minha surpresa ela continuou a bater fotos, só que você não vê a imagem que irá ser fotografada... mas ela está tirando fotos belíssimas.


Tenho também minha filmadora que tira fotos e então bola pra frente.
Pouco a pouco o cansaço vai aumentando, a mochila parecendo mais pesada, a respiração fica difícil, creio que pela altitude.


Como não havíamos treinado muito para essas caminhadas, não preciso lhes dizer do quão difícil foi subir 7,5 km já de cara. Mas a paisagem valeu a pena.






Já quase exaustos chegamos ao albergue de Orisson, ainda território francês, é um bom albergue que fica nos Pirineos. Achei melhor ficar nas montanhas e pegar leve. Dividimos o quarto com mais 3 pessoas.
O jantar foi servido às 18hs30. Sopa de entrada e o prato principal não me agradou muito então foi só o que comi.
No jantar parecia uma verdadeira "torre de babel", perto de nós sentaram italianas, franceses, uma moça húngara que a chamava de Beó. Uma moça de Tampico, lugar que nem sabia que existia...



Eu estava terrivelmente cansada e se via no rosto, logo, não me demorei muito.
Nada mais a comer, eu e Beó, a húngara, que estava na mesma situação que eu, fomos as primeira a nos levantarmos da mesa e fomos dormir.
Depois minha mãe falou que o dono do albergue pediu a todos que se apresentasse e dissessem de onde eram.
Ora, ele deveria ter feito isso no início, ficaria mais fácil para você se enturmar durante o jantar.

O albergue é grande e tem tudo que se precisa, exceto internet, e o melhor: tem uma vista maravilhosa!!!!!






Abaixo deixo o link do álbum dessa etapa.
Etapa 1 - Saint Jean Pied de Port a Orisson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!