quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chinches

Em Palas del Rei dormi no albergue Buen Camino, cometi a besteira de, ao dormir, colocar o meu casaco fleece sobre o travesseiro. Tive a "brilhante idéia" porque me mexo muito no saco de dormir e a parte que cobre a cabeça acaba por sair do lugar, e meu rosto acaba encostando no lençol.

Bem, entrei no saco de dormir e cometi a insanidade de acreditar que nada poderia acontecer se somente o meu braço estivesse para fora, assim com o braço para fora do saco e o casaco no travesseiro passei a noite neste albergue. LOUCA!!!!


No dia seguinte, meus braços estavam picados por uns bichos que não sabia ao certo quais eram. Imaginei que eram os tais falados chinches.

Onde a picada ocorreu ficou vermelho e inchou um pouco, coçava deseperadamente. Com o tempo se transformava e o vermelhidão ia diminuindo e ficava uma pontinha branca, depois se transformou em casquinha. Demorou semanas para sair.

Muito bem, segui o caminho sem jamais dar conta de que o pior ainda estava por vir.

Simplesmente carreguei esse bicho no meu casaco sem saber, continuei a ser picada durante o caminho e não sabia como, somente em Santiago de Compostela, quando fiquei num hotel pude verificar qual bicho era e chegar à conclusão de que o trazia em meu casaco.

Uma certa manha, no hotel, acordei e vi os bichos na minha cama, estava toda picada, braços, pernas, barriga, costas.

Minha mãe prontamente tacou o repelente neles e este os matou. Por isso levem repelente com vocês, é muito importante!

Infelizmente nenhuma das pomadas que passei aliviou a coceira.

ATENÇÃO FUTUROS PEREGRINOS: não cometam a ingenuidade/burrice que cometi, paguei caro por isso conforme se verificam nas fotos. Cuidado ao levarem fronha, verifiquem se realmente não há nada nelas antes de guardá-la na mochila. Esses bichos podem se infiltrar em qualquer coisa, inclusive em mochilas. Tacamos repelentes também nas mochilas.

CHINCHES são uns bichos marrons que se alimentam do nosso sangue, inclusive. Se escondem durante o dia e à noite saem, não pulam, nem voam mas são rápidos.
Devo confessar que ao fazer essa postagem estou me coçando toda no braço e na barriga. Incrível como reage a mente humana após uma situação traumática. Estou impressionada!

Hoje, dia 23/02/14, tomei conhecimento de algo que combate esses bichos: BICARBONATO DE SÓDIO.
Misture um pouco de água ao bicarbonato, e passe a solução na picada recebida.
O bicarbonato absorve a umidade e retira as toxinas da ferida concedendo um alívio do sofrimento recebido.
Faz-se o alerta, na reportagem em que li, que há que se verificar se o bicarbonato não contém alumínio.  Comprar um que não contenha essa substância. Realmente não sei o motivo, mas repasso a informação.





6 comentários:

  1. On dit punaise en Français, uma merda mesmo. Carrapato é outra coisa: tique.

    ResponderExcluir
  2. Aldi minha amiga estou me coçando toda!!!

    Vou repassar está informação aos proximos amigos que estão embarcando nesta AVENTURA.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris! Repasse mesmo, é muito importante o cuidado ao se dormir. Espero que minha experiência ajude a outros. Beijos Cris, saudades!

    ResponderExcluir
  4. Com uma única picada fiquei como vc! Sou alérgica e uma única picada "empipocou" o corpo todo!!! Meus olhos incharam tanto que mal abriam! Tomei anti alérgico, além de usar pomada anti alérgica tb! Passamos repelentes aos montes não só no saco de dormir, como nas botas, mochilas etc! Aprendi a reconhecer albergues que com certeza tem chinches... Pelas manchas nas paredes...
    Fui picada em Samos e tb em Astorga! Nem sempre onde vc leva a picada é o foco...As vezes um perdido veio na mochila de outro peregrino e para azar na noite seguinte pula para sua cama! Eles preferem as partes quentes do corpo para picar!!! Por isso, corremos o risco grade de levar picadas na cabeça... Arghhhhhhhhhhhh!!!

    ResponderExcluir
  5. chinches em português são percevejos e não existem mais no Brasil. Nossos repelentes não servem. Tem que comprar na Espanha os super fortes ou na França que tem proprorio para os chinches. Sou alergica, já fiz 3 vezes o Caminho 2m 2005, 2007 e 2009, NAs duas ultimas vezes fui picada pelos "BEM-DITOS" e fui parar as duas vezes no hospital para tomar corticoide e pomada idem. A primeira vez por ignorancia minha, a segunda por descuido. O negocio é passar repelente todod os dias dentro do saco de dormir qd se chega no albergue, passar na cama de cima e de baixo, nas botras e mochila. Se for picado é lavar tudo em maquina de lavar com agua muito quente, passar detefon na mochila e botas e deixar ao sol. Com alergia uma picada se propaga pelo sangue e vira mil!Realmente acabamos identificando onde pode ter chinches: locais escuros, chão sujo, cobertas escuras, paredes manchadas etc. Não importa as picada vou novamente ano que vem!rsrs

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Ficarei bem atenta quando eu for! Bjs, Ju

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!