sábado, 10 de julho de 2010

Etapa 0 - Saint Jean Pied de Port - França

Dia 29/06/2010
Chegamos em Saint Jean Pied de Port na França, ansiosos e animados para começar a caminhada no dia seguinte.

Saint Jean Pied de Port foi criada em 716 pelo rei de Pamplona Garcia Ximenez.

O ônibus passa ao lado da Citadelle, mas não faz parada para deixar os que querem ficar por lá, nos deixa na Gare simples de Saint Jean.

Da Gare se anda algo em torno de 5 minutos e logo se está entrando nas muralhas da Citadelle.
Ao subir as escadas, à direita se vê a Porta de Saint-Jacques, e já estamos na Rua de la Citadelle, tão pronto já se vê a Oficina de Peregrinos no nº39 onde pegamos o carimbo na nossa Credencial. Lá eles nos dão uma relação com os albergues por todo o Caminho e mapas das etapas em seus trajetos e quilômetros.

Logo ao transpor as muralhas uma moça húngara começou a puxar conversa conosco, se chama Elisabeth, Erzabet em húngaro.
Ficamos conversando mas ela não ficou no mesmo albergue que nós, não a vi mais.

Pediu ao Rodrigo para lhe tirar uma foto, estava séria, e eu disse: sorria!

Não quis sorrir... estava triste, passando por um problema de saúde o que lhe tirou a vontade de sorrir, disse-me ela. Tem 4 filhos.
Queria ter tido mais tempo para conversar com ela.
Por sorte me deu seu e-mail.
Assim que chegar em Manaus tentarei me contatar com ela.

Logo em frente a Oficina dos Peregrinos está o Albergue L'Esprit du Chemim - o albergue onde ficamos.

Já eram umas 17h e já estava tarde, fomos recebidos por Jaques e sua esposa, hospitaleiros voluntários holandeses, que nos recepcionaram maravilhosamente bem!
Havia também dois ajudantes húngaros, Walter e Istuan.
Os donos do albergue, Arno e Huberta estavam de férias viajando.

O Sr. Walter (de boné) nos ofereceu chá e o Sr. Istuan (camisa preta) preparou o jantar junto com a esposa de Jaques.
Jaques nos apresentou a todos, nos mostrou o albergue, e ficou maravilhado por sermos 3 gerações juntas fazendo o Caminho.

Nos levou a um cantinho especial que foi feito nesse albergue, um cantinho de inspiração, para oração, relaxamento ou o que for.... um lugar lá no alto do terreno, quieto, e lá nos acendeu um incenso e nos falou e mostrou coisas e símbolos do Caminho.

Depois nos deixou lá, e lá ficamos folheando, os três, um livro com dizeres significativos sobre a Peregrinação.

Já estava ficando tarde e tínhamos que tomar banho para nos prepararmos para o jantar com os demais peregrinos, que seria servido excepcionalmente às 19h30 por conta do nosso atraso.

Ficamos num quarto para 4 pessoas. A quarta pessoa era um irlandês chamado Peter.
Um senhor baixo, sem pescoço e também sem muita reserva, pois que para minha surpresa quando estava no quarto escrevendo em meu diário, percebi que ele estava tirando a roupa e se trocando sem maiores cuidados. Pude ver sua cueca preta, e logo desconcertada fingi que não havia visto nada.
Tinha que me acostumar a isso. Bem, não era nenhum Tom Cruise...
Seu andar lembrava o andar do Quasimodo o corcunda de Notre Damme.

Na hora do jantar Jaques fez um discurso, ali estavam presentes 14 nacionalidades (Itália - Padre Mauritzo, Brasil - nós, Venezuela - Daniel, EUA - Robert, Irlanda - Peter, Holanda - Jaques e esposa, Hungria - Walter e Istuan, os outros não me recordo o nome mas eram da Alemanha, Bulgária, Inglaterra, Áustria, Bélgica, Pérsia e África.

Nos sentamos com o Padre Mauritzo e o Daniel que estava fazendo seu caminho em Bicicleta.
Daniel nos contou que havia acabado de participar de um Amazing Race Latino América e ficou em 2º lugar junto com o seu afilhado.

Jaques nos presenteou com uma faixa do albergue e uma pedra de sua terra - Holanda.
Nos disse que possuímos 98% de boa energia, os outros 2% era de energia ruim, e que deveríamos descobrir esses 98% se acaso já não o conhecíamos.
Esta pedra que ele nos deu foi para que a usássemos constantemente conosco ao longo da caminhada, ao final, nela estaria concentrada nossa boa energia, de modo que andamos com a pedra em nossos bolsos.

Também nos deu um papel onde deveríamos escrever um desejo que gostaríamos que se realizasse e o colocamos dentro de uma bola de plástico que foi posta dentro de uma pirâmide criada neste albergue.

Bem, tudo estava ótimo mas teríamos que logo dormir pois o albergue apagava as luzes às 22h.
Peter roncava acompanhado da mamãe sinfonicamente falando.
Usei meus tampões de ouvido pela primeira vez.
Foi a melhor recepção já recebida nesta Caminhada.

O Albergue L'Esprit du Chemim é inesquecível!

Atualizando informações sobre o Albergue em 2021.

O albergue L'Esprit du Chemim mudou de donos, e com isso o seu nome também foi mudado, agora é chamado de Beilari, palavra do Basco que significa Peregrino.

Hostel Beilari.

L'espritduchemin.

Abaixo tem o link para o álbum de fotos desta etapa. Fotos de Saint Jean, do albergue e do pessoal.