sábado, 18 de setembro de 2010

Etapa 12 - Ruitelán ao O Cebreiro

Dia 15/07/10
Percurso= 9,4km
Percurso acumulado=220,5 km
Início= 7h35
Término 12h45
Duração= 5h10











Essa foi uma etapa bem empolgante e curta.
Empolgante porque a paisagem de subida ao Cebreiro é linda, muitas emoções são despertadas naquele lugar, realmente tem um ar de mistério que fascina e afinal entraríamos na GALÍCIA!

Foi curta porque decidimos começar de Ruitelán esta etapa pois sabíamos que seria uma subida íngreme e não queríamos forçar as pernas de minha mãe. Mas isso foi ótimo porque pudemos desfrutar daquele lugar mágico por mais tempo.

Deixamos Ruitelán sem tomar café, fazia um frio enorme apesar do sol sorrir para nós. Mão, nariz tudo gelava, saia fumacinha da boca.

A subida já começa difícil a caminho de La Faba depois que se deixa Las Herrerías. Subida íngreme e sem café da manhã é dose!









Mas em La Faba tem um barzinho pequeno onde se toma um bom café da manhã e se recupera o fôlego para continuar subindo.

Em Laguna de Castilha tem o albergue La Escuela com uma boa lanchonete, mas aqui minha mãe ficou tensa pois viu um cachorro preto e lembrou do Paulo Coelho em seu livro o Diário de um Mago. O cachorro muito bonito é inofensivo, fica bem na foto. Descansamos um pouco e seguimos.








Ao entrar na Galícia o contentamento foi grande - a famosa Galícia!
Galícia - terra dos Celtas, os quais deram o nome a terra de Galaicos um dos clãs celtas existentes, nome este o qual posteriormente resultou em Galiza.
Galícia - uma conquista romana.
Galícia - andanças de Tiago
Galícia - guerras religiosas
Galícia - terra destino final de Tiago - Santiago de Compostela - fênomeno de despertar mais que religioso mas espiritual, que nos proporciona um momento para refletirmos sobre o verdadeiro sentido da vida.

Galícia está no meu coração!





A chegada ao Cebreiro foi gratificante, foi maravilhoso olhar toda aquela paisagem: montanhas e mais montanhas, umas por cima das outras; Montanhas que subimos, com todas as dificuldes a nós dadas, mas transpassadas.










Ficou a certeza de que o que se quer se consegue! A força e a determinação como qualidades na tua vida é certeza de vitória, ainda que parcial ao alcance do teu objetivo, mas certamente uma vitória!










Olhar tudo aquilo e dizer: eu cheguei até aqui é realmente uma espécie de poder! Representa
um poder sobre um lado negativo que possa existir dentro da gente e que eventualmente queira nos levar para baixo.

Não eu! Eu quero, eu posso, eu consigo!







Bem, já familiarizados com O Cebreiro, conseguimos alugar dois quartos em uma casa, banho tomado, roupas lavadas, fomos almoçar e adimirar suas palhoças de origem celta.










À tardinha tinha a missa na famosa igreja de O Cebreiro, Igreja de Santa Maria la Real, onde uma certa vez, por volta de 1300, ocorreu que um senhor subiu até O Cebreiro, por baixo de uma forte chuva, para assistir à missa, e o padre disse: mas você subiu até aqui só para isso? E durante a Consagração da hostia e do vinho, estes se transformaram em carne e sangue de verdade.


O Cálice e a Patena deste milagre se encontra na igreja para que possámos adimirá-los.

Na foto vê-se um relicário doado à igreja pelos reis católicos (rainha Isabel I de Castela e rei Fernando II de Aragão).






Conta-se que na hora em que este milagre estava ocorrendo a imagem da santa se encurvou para ver tal feito, assim nos disse o padre Jose Miguel.

De todas as missas assistidas durante o Caminho a Santiago de Compostela, a missa no Cebreiro foi a que mais marcou, foi celebrada pelo padre José Miguel que convidou um padre para auxiliá-lo, este estava também fazendo a peregrinação, o padre Daniel.

Bem o Padre José Miguel realmente é um padre de "mão cheia", não somente pela sua bela Homilia, mas pela dinâmica da missa, ficamos encantados com seu jeito de fazer a nós peregrinos participarmos da missa dentro do espírito do que estávamos ali vivendo.
Regina, a baiana, teve o prazer de representar os brasileiros que ali estavam. (é a de camisa branca e calça caqui na foto abaixo).

Primeiramente ele convidou pessoas de várias nações presentes à missa para ler um trecho de uma leitura. Nos motivou com uma simples e doce música e nos ensinou a cantá-la de modo que não saiu mais de nossas mentes.










Ao final coloco o vídeo com parte de sua dinâmica e nossa cantoria, bem como a letra da musica ao final da postagem.
Momentos e sons inesquecíveis em nossas vidas!
Obrigada Padre José Miguel!

Mais fotos desta etapa ver o álbum abaixo.


Estapa 12 - Ruitelán ao O Cebreiro




Letra da música - O CEBREIRO
Oh Cebreiro (2x)
O Cebreiro de mi corazón
Es camino de Santiago
Culmen palloza
Descanso emoción

Oh Cebreiro (2x)
O Cebreiro de mi corazón
Es camino de Santiago
Culmen palloza
Descanso ilusión

Los peregrinos vivan siempre vivan
Los peregrinos siempre vivirán

Um comentário:

  1. mo, vc é uma mulher muito muito especial por isso é que te amo , linda que deus ilumine sempre teus caminhos mil bjs t a.

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!