sábado, 13 de novembro de 2010

Etapa 19 - Pedrouzo a Santiago de Compostela

Dia 23/07/10
Percurso=20,10
Percurso acumulado=379,30km
Início=7h30
Término=13h45
Duração= 5h15

Finalmente o grande dia havia chegado, chegaríamos em Santiago de Compostela!

Apesar de chegarmos em Santiago com dois dias sem tomar banho, nossas almas estavam serenas, felizes por termos cumprido o propósito desta viagem, mesmo aos trancos e barrancos e lindas paisagens, mas propósito cumprido.



Não tomamos o café em Pedrouzo, o Polideportivo já fica bem ao lado da saída, e termos que tomar café no bar próximo seria andar para trás.

Preferimos tomar mais a frente.

Encontramos um grande bar, mas de péssimo atendimento. Era o único naquele caminho, fazer o quê? Esperei 20 minutos para ser atendida, haviam 3 pessoas atendendo, e gente não parava de chegar, era uma confusão só.

Quando faço o nosso pedido (café, suco, tostada e colacao) a moça me responde: só sirvo o café.

Pedir a tostada era com outra pessoa e o suco também com outra! É mole!!!!????
Meia hora depois de chegar nesse bar, estávamos tomando o nosso café. Incrível!

Há um trecho por onde se passa que fizeram uma espécie de cerca com cruzes, as pessoas ali fazem uma cruz com os galhos que encontram no chão e com certeza há inúmeros significados, um gesto de fé!

Ao passar por Labacolla o Caminho cruza parte do terreno do Aeroporto Internacional de Santiago de Compostela, também conhecido como Aeroporto de Labacolla. Um dos três aeroportos que existem na Galicia. Os outros são em Vigo e em A Coruña.

Este aeroporto está situado a 10km de Santiago de Compostela. De carro até Santiago dá uns 20 minutos e o taxi deve cobrar algo em torno de 20 euros.

Chegamos no Monte do Gozo, último vilarejo antes de chegar a Santiago de Compostela, ansiosos, e eu como um pressa enorme de chegar. Faltavam apenas 5km. Lá tem um monumento feito em homenagem ao Papa João Paulo II quando lá esteve em 1992.

Num dos lado há o Papa chegando a Santiago de Compostela
Em outro lado ele está abraçando a imagem do Santo.
Em um outro é a chegada de São Francisco de Assis a Santiago de Compostela.
E no outro os diversos Caminhos que levam a Santiago de Compostela em forma de uma mão. Muito bonito!
Veja no vídeo ao final.


Monte do Gozo, esse nome foi dado pela enorme satisfação que os peregrinos sentiam ao chegar ali, naquela colina, podendo já avistar parte da cidade de Santiago de Compostela.

De lá de cima, a gente fica, esticando a cabeça para ver se consegue ver a Catedral de Santiago de Compostela que se esconde por
trás das árvores e casas.

Quando finalmente chegamos em Santiago de Compostela - surpresa! É uma cidade muito grande, e até chegar em frente à Catedral se anda pela cidade algo em torno de uma hora.


Chegamos até a Catedral pela Praça da Quintana, mas antes de ir vê-la em todo seu esplendor, queríamos ter em mãos nossa tão sonhada Compostela (Certificado dado ao peregrino pela conclusão da sua peregrinação), por isso fomos direto à Oficina do Peregrino, já havia uma fila enorme, legal foi saber que o nosso hotel ficava exatamente em frente à Oficina.

A oficina se encontra em um palacete barroco do séc. XVIII, onde antigamente funcionava como alojamento dos bispos.

Mamãe ficou na fila com Rodrigo e eu fui antecipar o check-in.



Todos com sua Compostela na mão, fomos então ver a linda Catedral através da Praça do Obradoiro.

Fiquei maravilhada com sua grandeza e beleza! Mas também fiquei desapontada! A Catedral estava em obras, com ferros em sua frente. Não pudemos subir suas escadas, muito menos entrar pela frente, nem sequer conseguimos uma boa foto.


Mas na verdade, acho que a culpa foi minha por não saber tirar boas fotos, não me posicionar bem, e também ficou para se tirar depois, enfim, não deu certo. Fica pra próxima. Tem que ter!
Mas as lembranças estão vivas na minha memória!

Pórtico da Glória? Não consegui vê-lo, a não ser de longe, dentro da igreja, que também estava cheia de ferros, só era possível vê-lo de longe, e de um ângulo ruim, pois tínhamos que manter distância. Não tenho foto dele :(

Fiquei indignada, pensando: como eles deixaram que a Catedral ainda estivesse em obras, cheias de ferros e andaimes em pleno ano santo, pior ainda, ainda em julho no mês da festa??????!!!!!

Mas depois fui entender que as ferragens impedindo a passagem pela entrada da Catedral era por causa dos preparativos dos fogos de artíficios e demais efeitos.
Só me restou me conformar.

Bem, mas chegamos e isso era o que importava!
Voltamos para o hotel para deixarmos nossas mochilas e conhecer tudo o que a tanto tempo só líamos em livros de Peregrinos e víamos em vídeos.
Era a hora de termos a nossa emoção!

Bem, mas antes voltamos para o hotel para deixar as mochilas e encontramos Verinha a esperar por nós! Haviamos combinado que ela ficaria junto conosco pois ela quando viajou do Brasil não havia feito reserva de nada em Santiago de Compostela, mas como tudo Deus provê, Ele nos colocou frente a frente e a Verinha dividiu o quarto conosco.

Como que se vai a Santiago de Compostela, em um Ano Santo, na época da grande festa, julho, quando a cidade está fervilhando de gente, sem fazer uma reserva? disse eu à Verinha.

Bem, entramos na enorme fila na praça da Quintana para passar pela famosa Porta Santa e darmos o tão sonhado abraço no Apóstolo, e logo em seguida vermos o seu túmulo. Me ajoelhar frente ao túmulo do Santo, isso foi o grande barato para mim!!!! Amei!!! Quero voltar!!!

Demos o nosso abraço em Santiago de Compostela, a emoção é muito forte!!!

Com o tamanho das filas e as pessoas atrás de você te pressionando para andar logo é complicado para se tirar uma foto, conseguir boa foto no tapa é pura sorte.

O túmulo de Tiago, nosso Santiago, fica debaixo do altar numa urna de prata, ali também descansam seus dois discípulos que o trouxeram depois da sua morte àquelas terras.

Em frente há um genuflexório no qual cabem apenas 3 pessoas, não quis saber da fila, fiquei o tempo que me foi necessário parar rezar e pedir por todos.
Com muita calma orei, rezei, agradeci e pedi.
Era um momento único para mim.

Apesar de querer retornar a gente nunca sabe se será possível....




Logo em seguida fomos assistir à missa, aproveitei e cumpri uma das condições para se receber a Compostela - a Confissão! Estava muito emocionada nessa hora e chorei. Consegui me confessar em espanhol!



Depois fomos passear e encontrar um lugarzinho para jantar.

Ficamos hospedados no Hotel Rua Villar - Excelente! Mas o café da manhã tomávamos em outro lugar porque alí era muito caro.






Quer ver mais fotos da etapa?
Clique no álbum abaixo

Etapa 19 - Pedrouzo a Santiago de Compostela





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!