sábado, 5 de março de 2011

Castelo dos Mouros - Sintra

Depois de visitarmos o Palácio da Pena, no dirigimos caminhando até a entrada do Castelo dos Mouros, ou melhor, do que sobrou dele. São somente ruínas, com uma vista fantástica de toda a vila de Sintra.

Essa região foi no séc. VIII ocupada por mouros que tentavam consquistar a Península Ibérica, e em Sintra, antes por eles chamada de "as-Shantara", construíram essa fortificação para poder controlar melhor a via terrestre que levava à Mafra, Cascais e Lisboa.

Sintra pertencia então aos domínios do taifa al-Batalyaws, cuja capital desse principado mulçumano se localizava em Badajoz na Espanha.

Sintra após passar das mãos dos mouros para as dos cristãos, e depois de voltar às mãos do mouros novamente, foi definitivamente reconquistada por D. Afonso Henrique (primeiro rei de Portugal) em 1147, cristão.

O Castelo foi ao longo do tempo ficando em segundo plano, posto que o Palácio da Pena era a "menina dos olhos do rei", até que com a expulsão dos judeus ele ficou completamente desabitado.










Assim como o Convento da Pena, o castelo também foi atingido pelo raio em 1636 em sua torre e a destruição maior se deu com o terremoto de 1755.

D. Fernando II mandou restaurar a fortificação que possui 12.000 m2.







Nessa foto vemos silos (lugar onde armazenavam os alimentos). Foi recuperado por D. Fernando II durante a obra de restauro. Eles haviam sido soterrados.











Porta da Entrada do Castelo onde se pode ver vestígios da técnica da construção islâmica como por exemplo esse arcos em forma de ferradura.











Ruínas da igreja de São Pedro de Canaferrim, séc. XII, construída posteriormente D. Afonso Henrique conquistar de vez Sintra.
Infelizmente estava impedido o acesso a seu interior.










Circundamos toda a muralha e vimos todas as vistas que nos eram oferecidas.

Sintra é muito bonita!











Para retornar a vila de Sintra, ou se vai a pé por um caminho sinalizado que há entre o Castelo e a Vila de Sintra pelo Parque da Pena chamado de Percurso de Santa Maria, ou se toma o ônibus de volta cuja parada fica quase defronte à entrada desse monumento.

Dica (aprendendo com o nosso mico):
Quando saimos do Castelo dos Mouros, fomos caminhando até a parada de ônibus que sabíamos havia ali, porque quando estávamos indo para o Palácio da Pena o ônibus parou alí, na pista no sentido que sobe.

Muito bem... quando chegamos no ponto só havia um casal.

Pensamos: bem, já que vamos voltar para o centro de Sintra, vamos ficar desse lado daqui porque o ônibus deve parar por aqui. E do lado oposto nos colocamos.

Com o passar dos minutos, percebemos que não passava ônibus algum descendo, somente subindo. Opssss!!! Que fora!
Voltamos para a fila, que agora já estava grande, fomos para o final dela, do lado de quem sobe.

Perdemos nessa brincadeira 2 ônibus (um por termos ficado do lado errado, outro por ter gente demais na nossa frente e poucas vagas nos ônibus que subiam).

A descida da serra é feito pelo outro lado. O ônibus não volta pela pista no sentido do Castelo dos Mouros, passa pelo Palácio da Pena e segue descendo a pista de outro lado. Não retorna.

Horário: 10h - 18h ( baixa temporada)/ 9h - 19h (Alta temporada)
No link abaixo você consegue o mapa do caminho a pé que liga o Castelo dos Mouros à Vila de Sintra - Percurso de Santa Maria.
http://www.parquesdesintra.pt/

Ao final vídeo editado com os melhores cantos do Castelo.






Foto tirada no Castelo dos Mouros, vejam como ele é muito grande! Vemos a outra ponta de longe.




Um comentário:

  1. OI ALDI. APESAR DE ESTAR EM RUINAS, PERCEBE-SE A BELEZA DO LOCAL E DA CONSTRUÇÃO. NÃO CONSIGO AVALIAR A DIFICULDADE PARA CONSTRUIR UMA FORTIFICAÇÃO DESSE TAMANHA EM UM LOCAL TÃO INOSPITO. DEVE TER SIDO UM TRABALHO DE LOGISTICA MAGNIFICO. MUITO LINDO. CONTINUO TE SEGUINDO. BJS. KLB/RJ

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!