sábado, 19 de fevereiro de 2011

Palácio Nacional da Pena - Sintra

O Palácio Nacional da Pena em Sintra - Portugal - é belíssimo, parece que saiu de um conto de fadas!

O dia estava lindo, um céu azul para ninguém botar defeito, as fotos sairam lindas, a luz estava ótima, era o aniversário da minha avó Janet (30 de junho) 84 anos! Tudo perfeito!

Essa postagem é uma das mais coloridas que já fiz!!!!




No séc. XII, antes do Palácio existir, alí encontraram uma imagem de Nossa Senhora em uma rocha, por isso construíram uma capela no lugar.
A origem desse nome advém de penedo - penha - pena. Como a imagem da santa foi encontrada em uma rocha..... daí ficou PENA.

Também conta-se que é porque muitos prisioneiros vieram trabalhar na contrução do castelo e em troca teriam recebido redução de suas penas.
Fico com a primeira.

Em 1503, o rei era D.Manuel I que mandou construir alí um convento e o deu para a Ordem de São Jerônimo.
Em 1743 o convento foi atingido por um raio destruindo a capela, sacristia e a torre.

Antes que a reconstrução fosse terminada, o terremoto que atingiu Lisboa em 1755 também atingiu Sintra destruindo o Convento da Pena ficando intacta apenas a capela e o retábulo em mármore e alabastro.

D. Fernando II (príncipe alemão), rei consorte de D. Maria II, homem voltado para as artes e natureza, muito culto, se apaixonou por Sintra e em 1838, quando todas as Ordens foram extintas, ele comprou aquele lugar em ruínas, bem como as quintas que haviam, o Castelo dos Mouros e boa parte da mata existente.

D. Fernando II mandou contruir um magnífico Palácio ao estilo dos que havia na Baviera, e também como amava a natureza criou um Parque muito bonito. Alí seria a residência de verão de sua família.










O Palácio, construído em cima de rochedos, por isso vários desníveis, o que dá todo um charme, possui uma mistura de estilos: estilo românico, neogótico, neomanuelino, neo-islâmico e neo-renacentita.

Ele se encontra a 500 metros de altura e a uns 4km do centro de Sintra.

Possui 26 dependências e é um dos poucos palácios que conserva a mobília original.


À entrada de um dos portões do Palácio se vê em uma das torres o Brasão do Rei e as armas do Rei Fernando II de Portugal e Saxe-Coburgo-Gotha.











Do convento que havia restou apenas o claustro e a capela e os deixaram na cor vermelha para identificar sua origem.












As construções com decorações em azulejos e na cor amarela são as ampliações e mudanças feitas posteriormente no que veio a definir o Palacio Nacional da Pena.

Reparem que a Torre do Relógio, em cima da capela foi feita fazendo alusão à Torre de Belém.

Esse pátio é chamado de Pátio dos Arcos.




Apreciador da boa arte, D. Fernando II mandou fazer uma janela semelhante à Janela Manuelina da sala do Capítulo do Castelo dos Templários em Tomar que dá para se admirar no Pátio dos Arcos.


















Consegui rapidamente tirar algumas fotos do interior da capela e do retábulo em mármore , obra de Nicolau de Chanterenne. Vejam que lindo trabalho!

Retábulo - definição: obra de arte esculpida em pedra ou madeira de encontro ao altar.






No Terraço da Rainha há um relógio chamado de Relógio de Sol e o seu canhão disparava um sinal sonoro quando dava meio-dia. Bem interessante. Chamado de Relógio de Sol Horizontal com Meridiana.
É uma peça feita em bronze, platina e cristal sob uma base de mármore. Foi dada de presente ao Rei D. Fernando II pelo seu médico Barão de Kessler.





Esse é o Pórtico de Triton, uma criatura meio peixe e meio homem, criado como símbolo da formação do mundo e traz os 4 elementos: água, terra, ar e fogo.
Foi feita em homenagem à Camões.

A escultura fica sob a janela de uma sala onde a Rainha costumava receber suas visitas e tomar chá.

A fachada possui azulejos de padrão geométrico mourisco.









Claustro do antigo convento restaurado com azulejos policromados, como se vê, foi integrado ao Palácio de D. Fernando.

Olhando para o alto se vê a Torre do Relógio.
















Lá ao fundo você pode ver no terraço umas mesas com sombreiros brancos, na sala que dá para ele funcionava a cozinha, atualmente há uma lanchonete.

Muito agradável tomar algo e ficar olhando esse palácio que parece das Arabias só imaginando como era difícil a vida desses reis....

Eu fiquei imaginando como devia dar trabalho a hora de servir a comida, porque há um salão onde era servida a refeição que fica do lado oposto ao da cozinha.
Os serviçais da copa deviam andar e andar e andar...

Nós podemos claramente perceber o quão D. Fernando amava as artes, e tudo o que era belo, pois em cada canto deste palácio ele traz a lembrança de algo cultural.

(Torre do Relógio - Torre de Belém, Janela Manuelina do Castelo de Tomar no Pátio dos Arcos, o Pórtico de Triton, sem falar nos próprios estilos de construções belíssimos cada um deles com suas característiscas mesclados produzindo um conjunto de efeito deslumbrante).

De qualquer lugar onde você esteja a paisagem é exuberante!

Na foto ao lado podemos avistar ao longe as ruínas do Castelo dos Mouros.









Ao chegar no Palácio, você pode alugar audio-guia (3 euros) imprescindível, deixa uma identidade no lugar e a pega ao entregar o aparelho.

É fácil de usá-lo é só digitar o número que você encontra na parede de um determinado lugar e se ouve informações sobre aquilo.
No interior não é permitido fotos, mas consegui tirar algumas.

No Castelo da Pena viveram além de seus construtores (D. Fernando II e Dona Maira II): D. Pedro V e Dona Estefânia (Reinado de 1853 a 1861); D. Luis I e Dona Maria Pia (Reinado de 1861 a 1889); D. Carlos I e Dona Amélia (Reinado de 1889 a 1908) e D. Manuel II (Reinado de 1908 a 1910).

Após a implantação da República o Palácio foi convertido em museu.
Horário: 9h45 - 19h (temporada alta) 10h - 17h (temporada baixa)

Como chegar em Sintra e no Palácio da Pena:
Você pode pegar um comboio na estação do Rossio, se não tiver carro. A viagem dura algo em torno de 45 minutos de comboio.

Ao chegar na Estação de Sintra, há um ponto de informação onde você pode pegar panfletos e mapas da cidade na sua própria língua.

Saindo da Estação, alguns metros à direita há um ponto de ônibus no qual se toma o ônibus 434 que te deixa em todos os pontos de Sintra. Já se compra a passagem de ida e volta.

Esse ônibus não passa pela Quinta da Regaleira (outro palácio). Mas se você estiver no centro da Vila de Sintra dá para ir andando até lá. Não é muito longe.

Se bem me lembro depois que visitamos o Palácio Nacional de Sintra (não confundir com o Palácio da Pena) deu uns 15 minutos de caminhada até à Quinta da Regaleira.

Escolhemos começar a ver o Palácio da última parada que é o Palácio Nacional de Sintra e o mais bonito de todos.
Ao chegar em uma das entradas do Parque da Pena, tem 2 opções: ou sobe a pé pelo Parque da Pena até o Castelo ou toma uma espécie de onibus que lembra um vagão de um trem até à entrada do Palácio.

Quem vai de carro tem que deixá-lo no estacionamento e escolher como vai chegar ao Castelo.






Como estávamos com tempo certo para ficar ali, não podíamos nos dar ao luxo de caminhar pelo Parque, isso ficou para uma próxima viagem.

Depois de ver todas essas fotos não dá vontade de brincar de manja-esconde nesse palácio?!

Atenção: Leve casaco, porque mesmo no verão no final do dia a temperatura cai, uma bruma vai tomando conta, faz um frio daqueles!!!

Abaixo mais fotos e ao final alguns videos do lugar:
1) Vídeo da entrada e parabéns para vó Janet.
2) Vídeo do Pátio dos Arcos
3) Vídeo da Capelinha.
4) Vídeo mostrando o Castelo na parte externa. Visão Geral.
5) Vídeo do Pórtico do Triton
Interior da Igreja
Pátio dos Arcos

Fotos da Estação de Sintra esperando o comboio para voltar para Lisboa - Estação do Rossio.
Esse é o botão que se aperta para que a porta do comboio se abra.

Fotos do interior da Estação do Rossio

VÍDEOS
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!