domingo, 20 de março de 2011

Burgos - algumas informações

A cidade foi fundada por Diego Rodriguez em 884. Foi capital do condado de Castilha e León (Castela e Leão) de 1073 até 1492 quando perdeu sua posição para Valladolid.

Os territórios de Castela e Leão (dois reinos medievais) se uniram no séc. XIII e formam nos dias de hoje a maior Comunidade Autônoma da Espanha.

As províncias que fazem parte desta comunidade são: Ávila, Burgos, Leon, Palencia, Salamanca, Segovia, Soria, Valladolid e Zamora.

Em Burgos o monumento mais importante é a Catedral de Santa Maria.

O Arco de Saria também é uma construção emblemática de Burgos.

Como não podia deixar de ser, a cidade faz parte do Caminho de Santiago de Compostela.

Chegamos em Burgos de ônibus desde Logroño e da estação de ônibus até o Arco de Santa Maria (principal porta de entrada da parte velha da cidade - onde se encontra a Catedral) é rapidinho, 5 minutos de caminhada e logo se vê o arco.

Na idade média a cidade era dentro de muralhas, havia 12 portas que davam acesso à cidadezinha, e o Arco de Santa Maria era uma dessas portas da muralha. Esta porta foi transformada em arco em homenagem à Carlos V.

As 6 figuras sobre o arco são: na parte inferior Nuño Rasura e Lain Calvo (juízes de Castilha), Conde Diego Rodriguez Porcelos (fundador da cidade), e na parte superior Fernán Gonzales (primeiro conde independente de Castilha), El Cid e o Imperador Carlos V. Lá em cima sozinho está o anjo protetor da cidade e mais acima a figura de Santa Maria.
A fachada que vemos agora foi construída em 1536 que passa pelo rio Arlanzón com a praça de São Fernando onde já está a Catedral

Foi construída ao final do séc. XIII sobre uma antiga torre que protegia a ponte de Santa Maria ela faz ligação com esta ponte.

No Arco tem essa inscrição cuja tradução é algo assim: "E Samos e Chipre foram durante muito tempo opostas, ao mesmo tempo que se faziam gloriosos os pais de vossa estirpe". Não entendi muito..... mas tuuudooo bem.

O Nosso hotel foi o Meson del Cid, hotel este que recomendo. Bem ao lado da Catedral, na praça de Santa Maria. Perfeito!

Eu ficava maravilhada todas as vezes que ia à janela do quarto para olhar a Catedral e a cada momento, a cada hora era um colorido diferente.

À Noite então nem se fala! Eu ficava imaginando como teria sido na época medieval a vida alí, as noites alí. Eu realmente fiquei encantada, não me cansava de ir à janela.


O hotel é formado por vários prédios, o nosso ficava meio que de lado/defronte da Catedral e não de frente como ficava outro prédio do hotel. Pelas fotos tiradas da janela dá para ter uma idéia. Ótima localização.

O café da manhã de lá é super, não só a comida mais como a vista. Imagina tomando café da manhã olhando de frente a maravilhosa Catedral de Burgos, todo aquele ambiente gótico!!! Fantástico!

Na praça São Fernando tem um trem turístico Chu Chú que sai a cada 30 minutos nos meses de Julio, Agosto e Setembro e a cada 1 h nos meses de Março, Abril, Maio e Junho.

Tem passeio de dia e de noite. Durante o dia o passeio dura 45 minutos e de noite dura 60 minutos.

4 euros o passeio diurno e 5 euros o passeio noturno.
Eles falam em espanhol, claro, francês e inglês.
(ao final ponho vários vídeos do passeio de trenzinho).

O passeio diurno sai da Praça São Fernando, aos pés da Catedral e passa: pelas estreitas ruas medievais, pela igreja Águeda, antiga Igreja Santa Gadea (nessa igreja El Cid encostou na parede o Rei Afonso VI a jurar inocência no assassinato de Sancho II de Castela, irmão de Afonso VI, e por causa desta afronta o Rei Afonso desterrou El Cid.

Saimos da área medieval e vemos parte do que sobrou das muralhas de Burgos medieval, depois retornamos e entramos pela porta de San Martin, vemos o Solar del Cid, um monumento, e um arco dedicado a Fernán Gonzáles (primeiro conde de Castilla), depois passamos em frente ao Castelo de Burgos (que foi levantado por Diego Rodriguez Porcelo - o fundador da cidade em 884), subimos até um mirador de onde se tira fotos lindas.

Ao descer se vê a Igreja de San Esteban, Arco de San Esteban e o Arco de San Gil.
É um entrar e sair da parte que era medieval. Enfim o passeio é pelos pontos principais da cidade de Burgos.

Se vê a Praça da Espanha, Praça de San Juan e a Estátua de El Cid e o Arco de Santa Maria. Ótimo passeio!

Mas tanto se fala em El Cid pra lá, El Cid pra cá... mas quem foi esse cidadão?
El Cid foi antes de tudo um homem muito bonito, vejam essa foto dele que está na passagem para a Sala Museu da Catedral de Burgos. Lindíssimo!!!! Minha mãe até pediu uma foto!

El Cid foi também um heroi nacional. Foi um cavaleiro dos mais nobres existentes naquelas terras, também conhecedor das letras e das leis (forte, leal, justo, valente, culto entre outros atributos).

Ele nasceu em Vivar, uma pequena aldeia a 7 km de Burgos, em 1048 e pertencia a uma alta classe social.

Era decendente de Lain Calvo um dos juizes de Castela. Aos 15 anos perdeu o pai e se criou na Corte de Fernando I junto com o filho do rei - Sancho. El Cid e Sancho criaram uma forte amizade.

Quando o rei Fernando morreu, seu reino foi repartido entre seus 5 filhos. Sancho ficou com o reino de Castilla, o maior de todos.

Sancho não gostou dessa divisão e tentou unificar esses reinos e El Cid lutou a seu lado para que isso acontecesse.

Durante os anos de 1063 a 1072 foi o braço direito de Sancho e participou de grandes batalhas. Foi armado cavaleiro e recebeu o título de Alférez e "principe de la hueste" de Sancho II (príncipe dos seguidores de Sancho II).

Aos 23 anos recebeu o título de "Campeador" ao vencer o duelo com o Alférez de Navarra.
Aos 24 era conhecido como Mio Cid.
Mas com a morte de Sancho II e a jura que ele tomou do novo rei Alfonso VI na igreja de Santa Gadea faz a alguns pensar que esse fora o motivo pelo qual lhe foi dado o primeiro desterro.

Mas ao que parece o rei "levou numa boa", ao menos por um tempo, recebeu bem a jura tomada, deu ao El Cid propriedades e casou bem o seu vassalo.

Recebeu títulos, inclusive o título de Senhor (o que quer dizer que era possuidor de castelo) e tudo parece crer que El Cid era bem quisto pelo rei Alfonso VI.

Em 1074 El Cid casou-se com Jimena (filha do Conde de Oviedo) sobrinha de Alfonso VI, neta de Alfonso V.

Em 1075 o rei Alfonso VI dá a El Cid o título de senhorio juridicional que lhe dá autoridade pública.

Em 1081 El Cid, numa sucessão de atos que iam contra a política do rei Alfonso VI, foi desterrado por ele. El Cid foi acompanhado em seu desterro por mais 300 cavaleiros. Ele foi para Zaragoza e la continou sua luta pelos seus ideais.

Em 1083 El Cid vai em socorro do rei Alfonso VI que havia caido em uma emboscada, passado isso, o rei em agradecimento volta a receber El Cid e ambos regressam juntos a Castilla.

El Cid ficou por pouco tempo com o rei e vai embora para Valencia e passa a proteger o rei Al-Cádir.
Em 1089 ele se desentende outra vez com o rei Afonso VI que lhe desterra pela segunda vez achando que El Cid o havia traído por não ter ido a seu encontro.

El Cid com sua bravura e suas vitórias ficava famoso e se tornou senhor dos reinos mouros de Lérida, Tortosa, Valencia, Denia, Albarracín e Alpuente.

Em Valencia, El Cid outorgou à cidade um estatuto de justiça, restauró a religião cristã e ao mesmo tempo renovou a mesquita dos mulçumanos, fabricou moeda, criou uma corte com pessoas cultas tanto árabes como cristãs, doutores da lei e organizou um município em Valencia invejável.

Seu filho morreu em uma batalha em 1097 e dois anos depois morreu El Cid e todos choraram sua morte.

Burgos possui uma estação de trem nova Estação Rosa de Lima, foi inaugurada em 2008.

É moderna e bem clean.

Ela possui 2 andares: no andar de baixo você tem lanchonete e outros serviços, na parte superior é onde você apanha o trem.
Av. Principe de Asturias, s/nº






Link do Trem Chu-Chu
http://www.chuchutren.com/

Abaixo os vídeos
1) Vídeo de partes do passeio no trem Chu-Chu.
2) Vídeo da visão da Catedral desde o nosso quarto
3) Vídeo da plataforma de trem na Estação de Burgos

FOTOS DA JANELA DO NOSSO QUARTO
(eu realmente não cansava de tirar fotos da catedral, eu queria vê-la em todas as cores do céu)





FOTOS DO HOTEL






FOTOS DA CIDADE







FOTOS DA ESTAÇÃO DE TREM ROSA DE LIMA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!