quinta-feira, 31 de março de 2011

León - algumas informações

Eu estava ansiosa por visitar León, pois já havia lido a respeito e fiquei fascinada por conseguir estar no lugar onde, em 68 a.C, alí esteve e fez sede a VII Legião Gemina (Gêmea) cujo General era Servius Sulpicius Galba que também era governador de Terraconense, atual Terragona, na Catalunia.


Galba também foi um dos imperadores de Roma apenas por 7 meses, após a morte de Nero.

Essa Legião fez assentamento naquela região que foi chamada de Legio, e no futuro iria se transformar em León. A Legião tinha como objetivo fiscalizar o transporte de ouro e outros minerais até Astorga que era a capital chamada de Asturica Augusta. Depois do ouro e demais materiais passarem por Astorga, tudo mais era levado para Roma.

Em 714 os mulçumanos invadiram León que depois foi recuperada por Alfonso I que tornou-a capital de seu reino.

Em 845 Abd al-Rahman II saqueia e incendeia a cidade e a toma para sí, os habitantes de León fogem. Mas uma vez León volta à mãos católicas por Ordoño II em 916, e segue as investidas mulçumânicas até que Almanzor a conquista em 988.

Finalmente Alfonso V restaura a cidade e chama a população de volta e concede a ela vários privilégios. León cresceu entre as muralhas e tornou-se uma das cidades medievais mais prósperas da região hispânica romana.


Bem, chegamos em León às 14h no trem ARCO vindo de Burgos (a viagem dura cerca de 1h50), e ficamos um dia e meio neste linda cidade e vou mostrar um pouco do que vimos, mas não antes de contar a experiência de usar pela primeira vez o Seguro Saúde em uma viagem, neste caso o Seguro Saúde MIC.


Em Burgos fui atrás de um atendimento num hospital para o problema de meu ouvido que estava "tapado" desde Roncesvalles.
Ao chegar no hospital descobri que o procedimento do meu Plano de saúde nãoera bem assim... só chegar em qualquer hospital, mostrar o seguro e ser atendinda,não.

O procedimento era: eu tinha que ligar primeiramente para Seguradora, e eles me informariam em qual hospital deveria ir.
a) Bem ao retornar ao hotel liguei para o telefone no cartão.

b) Eles te perguntam qual o problema e em qual cidade você se encontra, depois disso você desliga o telefone e fica no aguardo de uma ligação deles. Como não era nada urgente, marquei minha ida ao hospital para o dia seguinte na cidade de León, pois era onde estaria.

c) Em 15 minutos retornaram minha ligação com a indicação do hospital ao qual eu deveria me dirigir. (ao que parece após isso eles enviam um fax para o hospital credenciado que fica no aguardo do nosso comparecimento)

d) Ao chegar no hospital é só apresentar a carteirinha, não precisa falar nada na Recepção e logo se é encaminhada para o médico.

e ) Já com o médico aí você tem que desatar a falar, não tem jeito, minhas aulas de espanhol ajudaram muito.

O legal foi que o hospital de León (foto ao lado), para minha sorte, era ao lado da Catedral de León, melhor ainda é que nosso hotel ficava na mesma rua que passa ao lado da Catedral, de modo que não perdi muito tempo. Deu para conhecer alguma coisa. Bem, após deixar o hospital fomos tentar ver a Catedral mas estava fechada, fomos também à farmacia mas estava fechada.

O horário de funcionamento da farmácia em León é da 9h - 14h/ 16h30 - 20h. Dia de sábado é fechada à tarde.








Bem fomos então dar uma volta de trenzinho para conhecer a cidade e alguns prédios históricos. Ao final da tarde conseguimos ir ver a Catedral por dentro e acabamos por assistir a um casamento. Foi inesperado! Abaixo ponho um vídeo com partes do passeio de trem para terem uma idéia da cidade.







Recomendo o Hotel Paris, na calle Ancha, extremamente bem localizado, os quartos são pequenos, mas de boa qualidade. http://www.hotelparisleon.com/


Na Plaza de Obispo Marcelo, próximo à calle Ancha, se encontra um dos prédios construído por Gaudí - A Casa de los Botines em estilo neogótico.

Atualmente nela funciona a Caja de España, e a visita é feita durante o horário de funcionamento da Caja. Infelizmente não a vimos por dentro. Antoni Placid Gaudí i Cornet foi um arquiteto espanhol que ficou conhecido por sua construção irreverente, bem como pela utilização constante de arco parabólico catenário em suas construções.

Ao lado da Casa de los Botines está o Palácio de los Guzmanes datado do séc. XVI, pertenceu a uma família influente de León. Atualmente funciona a Assembléia Legislativa de León. Esse edifício foi construído onde havia parte das muralhas de León, as obras não chegaram a se concluir, e foi deteriorando-se com o tempo até que a Assembléia (Diputación Pronvincial) o adquire e manda reformar e realiza acréscimos no edifício de estilo Renacentista.


Para peregrinos a Santiago de Compostela que queiram utilizar o serviço de envio de mochila aqui na foto há o telefone de contato da equipe de transporte em León.
Os preços são variados e podem diminuir de acordo com a quantidade de mochilas a levar, também é levado em conta a etapa percorrida.

Para quem não sabe desse serviço é o seguinte: eles pegam a sua mochila e a deixam aonde você quiser.

Para quem tiver mais interesse abaixo coloco o endereço de vídeos que falam um pouco mais sobre as Legiões Romanas.
Legiões Romanas em Espanha
www.artehistoria.jcyl.es/histesp/videos/41.html
Legionários e Acampamentos
www.artehistoria.jcyl.es/civilizaciones/videos/279.html
As cidades
www.artehistoria.jcyl.es/histesp/videos/45.html

Fotos do Palácio de los Guzmanes VÍDEO DO PASSEIO DE TRENZINHO POR LEÓN




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!