terça-feira, 15 de março de 2011

Catedral de Burgos

Nossa mãe!!! Essa Catedral é de tirar o fôlego! Fico sem palavras para descrever a beleza de construção e a riqueza dos detalhes em seu interior.

É uma das obras máximas do gótico francês na Espanha e cronologicamente a primeira a ser realizada na Espanha.

Em seu lugar anteriormente havia um igreja românica dedicaca à Virgem Maria que foi construída por Alfonso VI.



Em 1096 depois de pronta, viram que ela estava muito pequena para a necessidade da cidade que era capital do reino. Nessa igreja foi realizado o casamento do rei Fernando III e logo depois se começaram os projetos para a construção do que seria a atual Catedral de Burgos.

Na época de sua construção o rei era Fernando III - O Santo - e o bispo era D. Mauricio, ambos estavam empenhados em construir uma igreja maior que a anterior. O bispo que viajou bastante viu o surgimento de um novo estilo na França e propôs ao Rei que se construisse a Catedral no estilo gótico.

E assim o desafio foi lançado, a primeira pedra foi colocada em 1221, e hoje essa obra grandiosa é considerada Patrimônio da Humanidade.

A obra foi iniciada pelo prebistério, enquanto se construiam a cabeceira, a missa continuava a ser realizada na igreja antiga. Após a construção do Coro foi derrubada então a igreja românica.

Século pós século a construção seguia. Foram construindo capelas, as agulhas nas torres, o zimbório e assim outros tantas obras.


A última construção foi no séc. XVIII com a Sacristia Maior.

A Catedral foi dedicada à Virgem Maria.
Há na arquitetura da Catedral duas fases do gótico: o clássico (séc. XIII e XIV) e o estilo gótico flamígero germânico.

Portada de Santa Maria, feita no séc. XIII, é a fachada ocidental da igreja, foi inspirada na Catedral de Paris e de Reims.
Em frente fica a Praça de Santa Maria.

Formada por três arcos e a porta central é chamada de Porta Real ou Porta do Perdão.
As portas laterais são as da Assunção e da Imaculada.

Infelizmente houve uma restauração no séc. XVIII de modo que a parte inferior dessa portada foi alterada.









Porta dos Apóstolos ou Puerta del Sarmental. Foi terminada em 1235. Representa o Juízo Final com Cristo no trono rodeado pelos quatro evangelistas e seus símbolos. Na parte inferior estão os 12 apóstolos com o evangelho nas mãos.

As estátuas ao lado representam a Aarão e Moises à esquerda, e São Pedro e São Paulo à direita.
No centro da entrada da porta a estátua representa a figura de um bispo que é bem possível que seja uma alusão ao bispo Dom Mauricio iniciador da obra.

Dentro da Catedral há várias capelas que foram construídas com o passar dos anos a mando de vários bispos, cada um a seu turno.

Dica: Em cada lugar você encontra uma maquininha que, por uma moeda de 1 euro, te conta sobre o lugar, por isso se você quer entender o que está vendo leve moedas. Visite a Catedral sem pressa.

Capela de San Juan de Sahagun.


Capela de Santa Ana onde se encontra o sepulcro do bispo Dom Luis Acuña, seu fundador (1477 - 1483).














A Capela dos Condestables é linda! Nela estão os túmulos de seus fundadores.

Sobre a interseção das naves maior e transversal está o magnífico zimbório do cruzeiro construído no séc. XVI, com 50 metros de altura. No centro do cruzeiro encontram-se os túmulos de Cid Campeador e sua esposa Dona Jimena.













Na abside da nave central está o altar maior construído em 1561. Apresenta temos marianos.


















Possui uma escada de majestosa beleza - Escalera Dorada - Foi a escada mais bonita que eu já vi na vida, até agora.


Ela foi construída na intenção de disfarçar o desnível existente entre a Porta de Coronería e a nave norte do transepto.






Vejam que trabalho lindo no teto da Sacristia.














Essa parte é identificada como Capela de San Jerônimo. Um lugar onde se encontram os túmulos de várias pessoas.












Praticamente por toda a Catedral se encontram obras de artes, contudo, é na capela de São João Batista e Santiago que se encontra o espaço museístico da Catedral.

Nela se vê pinturas do séc. XV ao XVIII, esculturas e objetos religiosos do séc. XII a XX. No canto desta foto se vê o Cristo flagelado atado a uma coluna, está é uma das mais importantes esculturas da Catedral, é anterior a 1528.


São Jerônimo em seu estudio. Obra de Joos Van Cleve (primeira metade do séc. XVI).



















Sacórfago românico do infante D. Sancho, filho de Alfonso VIII que estava na igreja românica que havia nesse lugar.















Dica: Se você é peregrino, ao comprar sua entrada, apresente a sua Credencial de Peregrino e você conseguirá um desconto de 50%. Quando fui paguei 2,50 euros.

Abaixo mais fotos e videos do lugar.

1) Vídeo da Capilla de la Presentación (realizada em 1519 1524. Em seu interior está o túmulo de seu fundador - canônico Don Gonzalo de Lerma).
2) Vídeo da Capela de Santa Ana
3) Vídeo do Zimbório e do Altar Maior
4) Vídeo do Coro (composto de 105 assentos. No dossel se destacam passagens do Antigo Testamento e estatuetas de profetas, apóstolos e santos. Na parte media o Novo Testamento, a vida de Cristo).
5) Vídeo de um dos corredores no interior da Catedral e sua coluna ricamente trabalhada com imagens de profetas, evangelistas e do Cristo Crucificado.
6) Vídeo da Capilla de los Condestables, a mais bonita de todas na minha opinião.
7) Sacristia Maior
8) Capela de São João Batista e Santiago (museu)
9) Maquete mostrando como era a igreja românica anterior à Catedral, sua ampliação, bem como a extensão da criação da Catedral de Burgos.
10) Maquete da Catedral de Burtos e suas Portadas.
























2 comentários:

  1. OI ALDI. A PALAVRA QUE ENCONTRO PARA TRANSMITIR MINHA OPINIÃO É "FASCINANTE". MARAVILHOSA OBRA. LINDOS OS TRABALHOS DOS MUITOS ARTISTAS ANONIMOS QUE SE DEDICARAM A CRIAÇÃO DE SUAS OBRAS EM PEDRA, MADEIRA, FERRO, LATÃO, VIDRO E LOUÇA, QUE REUNIDAS FORMAM ESSA OBRA TÃO LINDA. POUCO LHE OUVI NOS VÍDEOS, SERIA POR ACASO, QUE ESTAVAS BOQUIABERTA COM O ADMIRAVAS? PARABÉNS PELO TRABALHO TÃO BEM FEITO QUE VC ESTÁ EXECUTANDO. CONTINUO TE SEGUINDO. BJ. KLB/RJ

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa construção, e o interior então com obras com influencias de estilos diversificados. As obras com estilo barroco são magnificas!

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!