sábado, 10 de julho de 2010

A caminho de Saint Jean Pied de Port

No dia 29 de Julho de 2010 deixamos Lourdes na França e tomamos um trem para Bayonne, uma maravilha de viagem. Um tempo lindo!

Ao chegar em Bayonne fomos tentar passar o tempo até a hora do que eu achava que era a saída do trem para Saint Jean Pied de Port. Também estávamos atrás de banheiro, pois na Gare (estação) não havia.

Ao sair da Estação de trem em Bayonne a primeira impressão que tive ao ver os prédios é que estava numa cidade da LEGO. Uma graça!

Bayonne fica no Sudoeste da França nos Pirineos, foi construída no ano de 950 sobre as ruínas de um claustro romano.
Fomos a uma igreja que há em frente para a Estação, foi construída sob o priorado romano e ainda subsitem alguns elementos da época neste edifício.

Descobrimos que a dois quarteirões da Estação de trem, saindo pelo lado direito, há o Ciber Net Café- SEMEUSE na Place de la République, e pude finalmente acessar a internet.
É de Fernando um português que mora la há bastante tempo, super gente fina!

Bem, faltando pouco mais de meia hora para o nosso trem nos dirigimos à Estação para esperar por ele, mas olhando o quadro onde marcam as partidas e chegadas dos trens, notamos que ao lado do nosso havia uma imagem do que parecia para mim ser um carro, caminhão algo assim...

Não dei muita confiaça a princípio, até que já faltavam menos de 20 minutos e nada do número da plataforma aparecer, foi então que o meu filho Rodrigo me chamou a atenção...
Fui perguntar porque havia o desenho de um carro e não o número da plataforma..
Gente!Eu não sabia que não havia trem para Saint Jean, se vai para lá de ônibus.
A passagem de Bayonne para Saint Jean eu comprei no site da SNCF (trens da França)
Mas isso do ônibus não ficou bem claro pra mim no momento em que a comprei.
Muita sorte não perdermos o transporte, corremos para um estacionamento ao lado da Estação de trem onde o ônibus já estava lá. Faltavam 15 minutos para sua saída. UFA!!!!

OBS: Lendo email de outros peregrinos, após há mais de 1 ano de minha viagem, fiquei ciente de que há atualmente trem para Saint Jean Pied de Port.

Então para os futuros peregrinos que leiam esta postagem saibam:
a) para se ir para Saint Jean Pied de Port tem que ir primeiro para Bayonne
b) pode-se comprar a passagem pela internet no site da SNCF.
c) Ficar atento na baldeação para Saint Jean Pied de Port, se for de trem, ótimo! Se acaso for de ônibus, ele espera do lado esquerdo da Estação de trem.
d) Na compra não há marcação de acento, quando se vai de ônibus.
e) Nas Estações de trens da França antes de entrar no trem você tem que fazer a COMPOSTAGE: inserir o bilhete na máquina amarela que fica ao lado da entrada para as plataformas para que o confirme e você possa entrar no trem.
SIMPLES ASSIM!!!!!!

ESTAÇÃO DE LOURDES



BAYONNE


CYBER NET CAFÉ DO FERNANDO (Português)





























8 comentários:

  1. Olá, Sônia

    Finalmente, temos notícias da sua viagem! Que felicidade! Estamos todos com saudades.

    Pena que você ainda não tenha conseguido gastar suas botas de caminhada...

    Ah, o seu post anterior saiu com a data de maio. Assim, nem todo mundo vai ler.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mestre!!!! Que bom receber um comentário seu no meu blog! Aqui é um pouco complicado usar a internet, porque às vezes não se tem, e na maioria das vezes se paga pelo uso, então postar algo que me costuma levar tempo fica complicado. Ontem consegui colocar 2 postagens no blog porque fomos de carro para Rabanal del Camino e chegamos muito cedo lá e não tinha nenhum concorrente no computador. Em compensação paguei 1 euro por cada 25 minutos que passei. Caro não? Paguei 11 euros de internet, por aí você tira o tempo que eu fiquei (rsrsr). Mas ocorre que eu queria tanto postar algo e conversar com o meu amado né? Saudade bate aqui forte. Saudades de vocês também. Cada etapa caminhada tem um oferecimento, e a 6ª etapa foi oferecida pelo meu trabalho, a qual pedi por vocês e voltarei a pedir a Santiago quando lá chegar,vocês não estão esquecidos. Beijo em todos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mestre, a data daquela postagem não consegui alterar. Como a internet estava muito cara não quis tentar mais. Vou ver depois. Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Aldi, que bom ter noticias. Maravilhoso sentir sua alegria. Que o sol brilhe em sua jornada. KLB/RJ

    ResponderExcluir
  6. Fazer o Caminho é algo mt especial. SJPPort é uma graça de cidade, Também não encontrei trem para SJPPort. Fui de Madri-Pamplona de trem e de Pamplona a Roncesvalle de onibus que sai as 18 h tds os dias. De Roncesvalle a SJPPort há taxi que cobram 40 euros. Rabanal del Camino é linda! A Capela antiguissima ocorre missa com freis franciscanos em latim e canto grgoriano. Mt lindo e o albergue de Rabanal é muito bom! Fiz o Caminho de 7 de maio2010 saindo de SJPPort a 5 junho em Santiago De Compostella. Abraço Peregrina! Vera Lopes - POA/RS

    ResponderExcluir
  7. This post is truly a pleasant one it assists new internet visitors,
    who are wishing for blogging.
    Feel free to visit my blog : http://www.ourgspot.com/JoniWhiteh

    ResponderExcluir
  8. It's very easy to find out any matter on net as compared to textbooks, as I found this post at this website.
    Here is my website monstars Manufaktur

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!