sábado, 2 de abril de 2011

Museu do Índio em Manaus



O Museu do Índio em Manaus foi fundado pela irmã missionária Maddalena Mazzone em 1952 e é mantido pelas Irmãs Salesianas.


A visitação é feita juntamente com uma guia que explica o acervo e conta tudo sobre as tribos indígenas do Alto Rio Negro.


O Acervo possui 3.000 objetos que foram adquiridos durante as missões Salesianas junto as mais diversas tribos como: Tukano, Yanomani, Wanana, Desse, Tariano, Kobewa e Macu.


São 6 salas divididas em: Organização Social e Adornos, Cerâmica, Trançados caça e pesca, Usos e costumes, Ritos - músicas e danças e na última sala temos Memórias.

A duração da visita fica em torno de 1h.


Endereço: Rua Duque de Caxias, 356 - Telefone (92) 3635-1922.

Horário:8h30 - 11h30/ 14h - 16h30 Sábados: 8h30 - 11h30 R$5,00


Sala da Organização Social e Adornos


Na Maloca Tucano há um procedimento interessante: a maloca possui 2 portas. Eles entram por uma e saem pela outra porta. Sempre!


A foto abaixo mostra o Torokoná (Trocano ou Trocana), é um instrumento usado para comunicação dos índíos que alcança até 10 km de distância. Segundo a guia do museu é possível alcançar até 40 km.


É uma espécie de tambor feito de um tronco de árvore que é escavada a fogo. Ele fica suspenso por 4 paus e tiras de cipó, dentro de um buraco, dessa forma de acordo com a distância que se quer alcançar ele é baixado ou elevado um pouco mais. Quanto mais no fundo do buraco maior o alcance. A comunicação é dada através de determinadas golpeadas e duração das batidas.

SALA - CERÂMICA


SALA - TRANÇADOS CAÇA E PESCA

Na foto abaixo se vê um artefato chamado de Pega-Moça. O índio usa para escolher um índia para ele. Ele encaixa isso no dedo dela e puxa, isso vai se apertar de modo que não sairá. O artefato fica preso entre os dedos dos dois, de modo que não deixa a índia escapar. A índia não é obrigada a casar com ele, ela pode tentar fugir para a maloca dele, mas caso aceite, segue-se o ritual do casamento. Vários artefatos que vemos no museu é encontrado na loja de souvenirs, inclusive este. Muito lega!


SALA - USOS E COSTUMES

Na foto abaixo se vê tubos que são usados para a inalação do Paricá através do sopro de uma terceira pessoa.

O Paricá é um pó preparado com as sementes da árvore Anadenanthera Peregrina, geralmente de uso excluxivo do Xamã/Pajé que o utilizava para entrar em transe, e se comunicar com espíritos. e dessa forma conseguia fazer adivinhações, curar e até mesmo aconselhar.

SALA - RITOS MÚSICAS E DANÇAS

Na foto abaixo vemos a preparação dos mortos. Somente os homens usam as mácaras. Tudo o que o índio usava é cremado com ele.


O índio mais velho junta os ossos e coloca dentro de um triturador até virar pó e depois o coloca numa urna. É proíbido falar o nome do índio falecido por uma semana.


As cinzas mortuárias são posteriormente misturadas em um mingal de banana que é servido aos parentes, eles entendem que assim se preserva a memória do morto.








SALA - MEMÓRIAS






DEMAIS FOTOS






Um comentário:

  1. parabéns por esta bela pesquisa e imagens, nós manauaras ficamos felizes por vc está levando ao mundo a cultura indígena.

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!