terça-feira, 19 de abril de 2011

Convento do Carmo - Lisboa

O Convento do Carmo é um lugar surpreendente, atualmente são só ruínas daquilo que um dia foi considerado uma das mais belas obras do gótico em Lisboa.


Ele foi fundado por Nuno Alvares Pereira em 1389 que foi um nobre e guerreiro que participava da Corte Real, e que lutou bravamente pela independência de Portugal, sendo inclusive mencionado por 14 vezes na obra de Camões - Os Lusíadas .

Recebeu do Rei João I o título de Condestável (segunda pessoa da hieraquia militar nacional depois do Rei de Portugal).
Após a morte de sua esposa entrou para o Convento do Carmo e tornou-se um carmelita.

Nuno Alvares Pereira foi beatificado e é também conhecido como Santo Condestável. 90 anos após sua beatificação o processo de sua canonização foi concluído e no dia 26 de abril de 2009 o Papa Bento XVI o canonizou chamando-o de São Nuno de Santa Maria.



O terremoto de 1755 e o incêndio ocorrido destruiram parte do conjunto (convento e igreja) no seu interior, inclusive o túmulo de Nuno que se encontrava na Igreja do Convento. Os arcos bravamente permaneceram.




No reinado de Maria I de Portugal teve início a reconstrução de parte do Convento no estilo neogótico. Porém, no séc. XIX optaram romanticamente por deixar o Convento como estava, como testemunho daquela fatalidade ocorrida em 1755.


Foto do túmulo da Infanta D. Catarina, filha do rei D. Duarte e da rainha D. Leonor, irmã do rei D. Afonso V. Faleceu aos 27 anos.

Hoje o Convento abriga um museu arqueológico com uma coleção da época do Paleolítico e Neolíticio português provenientes dos arredores de Azambuja (3.500 a.C a 1500 a.C), há também peças românicas e visigóticas e duas mumias peruanas.






Também nele se encontra o lindíssimo túmulo de Fernando I Rei de Portugal,construído no estilo gótico, bem como o túmulo de D. Fernando Sanches.

Infelizmente fotos não são permitidas no interior do museu.








Localização: Largo do Carmo
Como chegar:
Metro Baixa-Chiado/ Elevador Santa Justa. Elétrico 28. Horário: 10h - 18h (segunda-feira à sábado) Outubro a Maio 10h - 17h (segunda-feira à sábado) Junho a Setembro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!