Em 987, quando o rei de León era Ramiro III, o Califa Almanzor invadiu León e saiu destruido tudo, inclusive o que já havia sido construído da Catedral.
Mas tudo foi recuperado e reconstruído.
Nela foi coroado o Rei Alfonso V. Na época do Rei Fernando I, sua irmã - princesa Urraca, trabalhou para a construção da maravilhosa Catedral.
Reparem que há suportes para proteger o edifício, não sabemos ao certo se é para a manutenção ou se é para proteger também as pessoas de eventuais quedas de pedras ou algo parecido.
Nesse momento em que estávamos na igreja estava se realizando um casamento. Infelizmente a Catedral desde o séc. XIV vem apresentando problemas em sua construção.
Ao que parece sob grande parte dela haviam sido construídos hipocaustos romanos e isso dificultou a fixação de seus pilares.
Muita humidade e infiltrações ocasionadas só vieram a piorar a situação, e de contrapeso suas pedras são de péssimas qualidade.
Alterações na Catedral para poder mantê-la vem sido feitas há anos, constroem, derrubam, tudo no intuíto de se preservar o máximo possível de sua construção. Incrivelmente o terremoto ocorrido em Lisboa em 1775 chegou a afetar a Catedral. Em 1830 pedras começaram a se soltar. Um trabalho seríssimo teve que ser feito reforçando toda a fachada.
Em 1966 ela sofreu um incêndio em seu telhado das naves altas. A Catedral já foi muito modificada do que era realmente na sua origem, os trabalhos continuam como podemos observar nas fotos.
Uma pena!
No museu da Catedral é possível ver pedras da época medieval encontrada em escavações.
A Catedral de Santa Maria de Regla, Catedral de León, é passagem no Caminho de Santiago de Compostela.
Abaixo um link de um vídeo que fala sobre a Catedral de León.
www.artehistoria.jcyl.es/tesoros/videos/848.htm
Leia também: León - algumas informações
INTERESSANTE COMO NA EUROPA SE BUSCA A PRESERVAÇÃO DOS MONUMENTOS E LUGARES HISTORICOS. A CATEDRAL APESAR DE ESTAR PASSANDO POR DANOS CAUSADOS PELO TEMPO, AINDA CONSEGUE MOSTRAR A SUA BELEZA. VERGONHA COMO O BRASIL TRATA SEUS MONUMENTOS E SUA MEMÓRIA. KLB/RJ
ResponderExcluir