terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Torre de Belém

A Torre de Belém, outrora conhecida como a Torre de São Vicente de Saragoça (padroeiro da cidade de Lisboa), foi construída na época dos Descobrimentos, juntamente com o Mosteiro dos Jerônimos, aliás, estes dois monumentos emblemáticos de Lisboa, ambos "Patrimônio da Humanidade, são as maiores referências do estilo "Manuelino", que deve o seu nome ao rei D. Manuel I.

Inicialmente projetada ainda no reinado de D. João II (parte de um projeto de defesa triangular da foz do Tejo por onde passavam os navios de comércio internacional) só pôde ser concretizada por D. Manuel I, sucessor de D. João II.

A construção da Torre iniciou-se em 1514, e a construiram no meio do rio exatamente onde ficava a "Grande Nau" que era o primeiro e o maior navio da época totalmente equipado com peças de artilharia, navio este que fazia complementação da defesa daquela região - a Barra do Tejo.


Atualmente, após terem feito o aterro, a Torre de Belém se encontra na beira da praia.

Com o passar do tempo a Torre perdeu sua importância estratégica e foi utilizada como posto aduaneiro, telégrafo, farol e posto de saúde.

A Torre é composta de duas partes: uma a torre e a outra é uma plataforma saliente criada para eliminar os ângulos mortos.


Ao se passar pela ponte levadiça se entra no interior do baluarte (espécie de fortim construído onde as muralhas formam ângulo) onde ficava a artilharia.
O terraço do baluarte possui 6 guaritas. No centro se pode ver o piso de baixo.





A nossa visita infelizmente teve que acontecer rapidamente pois já estava na hora de encerrar as visitas, e o funcionário já estava fechando tudo. Foi tudo muito corrido. Lamento as poucas fotos.

Do Mosteiro dos Jerônimos até à Torre se anda um bom pedaço.

Horário: 10h às 17h30 (outubro a abril)
10h às 18h30 (maio a setembro)

Entrada: 5 euros
Conjunto (Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém) 10 euros













Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente!