terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Chateau Fort - Castelo de Lourdes

Construído em cima de um enorme rochedo, foi guarida de mercenários, prisão, quartel e atualmente é o Museu Pirenaico.

Conta a lenda que em 778 Carlomagno sitiou a fortaleza que era ocupada pelos Sarracenos. Uma águia ao deixar cair de sua boca uma truta aos pés do chefe dos Sarracenos, este a dá de presente a Carlomagno para fazê-lo acreditar que o castelo estava repleto de víveres.


Carlomagno estava já pronto para levantar acampamento quando o bispo de Puy-en-Velay, companheiro de Carlomagno faz uma proposta a Mirat, chefe dos sarracenos, disse a ele: já que não queres te render ao rei que pelo menos te renda à Virgem.

Tentou convencer Mirat a se converter ao cristianismo e conseguiu.


Mirat aceitou e recebeu o batismo com o nome de Lorus. O castelo era chamado de Mirambel passa então a se chamar Castelo de Lorus, nome que veio, mais tarde, a dar o nome à cidade - Lourdes.

No séc. XI e XII, o castelo era a residência dos Condes de Bigorre. No séc. XIV constroem a torre. Alí era uma região muito disputada pelos príncipes da época.

No séc. XIV o castelo chegou a ter mais outras 3 torres que hoje são desaparecidas.

No séc. XVI, durante enfrentamento entre católicos e protestantes Lourdes foi saqueada e queimada. Os habitantes de Lourdes se refugiram no castelo.









Em 1590 volta a paz com Henrique IV e Lourdes e Bigorre passa a incorporar à Coroa da França. Antes estas cidades pertenciam a Inglaterra. O castelo foi chamado de Bastilha dos Pirineos durante o séc. XVII e XVIII por assumir a função de prisão.

Durante a Revolução Francesa o castelo foi usado como prisão do Estado.

A cidade de Lourdes comprou o castelo e em 1858 após as aparições, passou a ser mais que uma simples cidade. Mudando todo o seu ritmo de vida, em Lourdes se respira fé!







Em 1921 o castelo é transformado em museu.
É um agradável passeio, de lá se vê toda a cidade de Lourdes.
O museu conta como era a vida dos habitantes daquela região.

Subindo por escadas em caracol se chega ao topo da torre, onde se vê várias amostras de mármores abundante naquela região.

A formação rochosa dessa região se deu há mais de 65 milhões de anos quando o continente Africano se aproximou da Europa chocando-se com ela e deste choque saiu da terra uma cordilheira - os Pirineos.

Um clima muito frio passou a fazer parte da região por milhares de anos, quando então, se formou as geleiras no vale de Lourdes e no gave de Pau.

Quando essas condições deixaram de existir, surgiu o enorme rochedo onde foi construído o castelo.

Pode-se subir a fortaleza por elevador ou pelas escadas dos Sarracenos, por onde se passa por uma ponte levadiça reconstruída em 1842 que defendia a entrada principal da cidade.



























De lá dá para ver toda a cidade de Lourdes, principalmente seu Santuário. Lindo!

Lá também tem uma capelinha, chama-se Notre Dame du Chateau.



Dados:
Rue du Fort, 25
Abertura: de 9h às 12h
13h30 às 18h30 (abril a setembro)
14h às 18h (outubro a março)
Valor: 5 euros.


Abaixo um vídeo de como era o interior dos espaços onde ficavam trancafiados os prisioneiros. Posso descrever como sendo um frigorífico. Terrivelmente gelado.

FOTOS

Um comentário:

  1. OI ALDI. LINDO O CASTELO. NO VIDEO VC COMENTA QUE DESCER A ESCADA EM CARACOL É TERRIVEL PARA QUEM TEM LABIRINTITE, IMAGINE QUANTOS SE ESBORRACHARAM APÓS CONSUMIR GARRAFAS DE VINHO. O DESGASTE DOS DEGRAUS NÃO DEVE SER SÓ DE PISAR. hehehe MARAVILHOSA A VISTA DO ALTO DA TORRE. KLB/RJ

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!