quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aeroporto Charles de Gaulle - Paris

No dia 25/06/2010 embarcamos para a nossa primeira viagem à Europa.

E nesse preparo da viagem, muitas dúvidas surgiram em relação ao procedimento alfandegário de Paris, tentei buscar mais detalhes no google mas não encontrei mais do que as clássicas perguntas possíveis que eles fariam, o que era necessário ter, enfim...

Nesse sentido relato aqui nossa experiência nessa viagem bem como no desembarque no aeroporto Charles de Gaulle em Paris.




O vôo na Air France
Viajando pela Air France a experiência é a que segue:

No nosso vôo os comissários não falavam português. Então, estejam preparados para saberem pedir em outra língua (inglês ou francês) algo que eventualmente possam querer ou precisar.
Eles ao se dirigirem a nós não falavam em inglês mas sim em francês.

Para quem viaja na classe executiva, como foi o nosso caso, a poltrona é semelhante a da Gol, de modo que 10 horas de viagem numa poltrona dessas não é fácil! Levem aquele travesseiro em forma de U, certamente irá tornar o teu descanso melhor.
Eles fornecem um lençol e um travesseiro mole.

Antes do vôo sair eles realizam uma espécie de dedetização na aeronave. É um produto até cheiroso mas que não agride nossa saúde, segundo eles.

A Refeição:
Eles fornecem um mini-cardápio onde você escolhe entre 2 opções (escrito em inglês e francês).
Após a refeição, durante a noite, eles disponibilizam no final do corredor um carrinho com lanchinhos, bebidas e até sorvete Häagen-Dazs.
Não fique esperando que eles comuniquem isso, eles não avisam, simplesmente está lá. Eles não falam.


Mas se não me engano há alguma nota sobre isso no mini-cardápio que eles entregam.

Confesso que estava tão cansada, e sentada à janela não tive coragem de atrapalhar o sono da mamãe e do Rodrigo para ir passear pelo corredor e comer um pouco. Tudo o que eu queria era tentar dormir. Pelas minhas olheiras se vê que não consegui muito êxito, não?








Quanto ao café da manhã, é servido uma taça enorme de café e dão 10gr. de leite, quem gosta de mais leite terá que pedir mais, como eu pedi.

O Desembarque:
O avião da Air France vindo do Brasil nos deixa no Terminal 2E/2F.

Ao sair da aeronave, tomamos um micro-ônibus, posteriormente fomos nos encaminhando para a alfândega. Havia me preparado para responder a todos os tipos de perguntas, mas não fizeram uma sequer. Também... a quantidade de estrangeiro que chega nesse aeroporto é enorme! São várias filas enormes, muita gente, eles não iriam dar conta.


Não deu tempo de se arrumar no avião? Não se preocupe, a caminho da alfândega você passa por banheiros, portanto se você não teve tempo de ir ao toilette antes de desembarcar, não tem problema, logo logo você passa por um.

Bem, chegando na alfândega, quando foi nossa vez, apenas fornecemos nossos passaportes que silenciosamente foram carimbados e fomos embora.

Aquele papo de perguntar quanto tempo vamos passar, quanto dinheiro estávamos levando, onde ficaríamos ... não foi dessa vez.
Acredito que eles só façam interrogatório se eles não forem com tua cara.

No aeroporto levamos cerca de uma hora desde deixar a aeronave, passar pela alfândega e pegar as mochilas.

A área por onde recolhemos nossas bagagens é imensa. Ao chegar nela temos que ter o cuidado para ver em que esteira a bagagem do nosso vôo sairá, olhe com calma pois vi esteiras liberando bagagens de 3 vôos simultâneamente.

Saindo dessa área se vê um enorme corredor com placas indicando as diversas conduções para se deixar o aeroporto.

A primeira placa indicativa que logo se vê é a do onibus da Air France, um pouco mais abaixo há um guichê onde se pode comprar o ticket para este ônibus.

Passando esse guichê, andando um pouco mais a frente, logo adiante se vê a galeria 5, se sai por ela se a intenção é tomar o Roissybus e também de lá sai um ônibus para a Disneylandia.

Há uma placa do Roissybus informando que sai de 15 em 15 minutos.
Mas nós esperamos um ônibus chegar cerca de 25 minutos desde a nossa chegada no ponto.

Formas de ir do Aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris:
a) Onibus da Air France = atenção! tem 4 linhas.A linha 2 te deixa em Étoile próximo ao Arco do Triunfo e na Porte Maillot , atualmente custa 15 euros.
A linha 4 te deixa em Montparnasse e custa 16, 50 euros.
b) Roissybus = te deixa no l'Operá. Você entra junto com a mala, e o espaço dentro do onibus para guardar sua bagagem é muito pequeno, sorte se você for o primeiro a subir, caso contrário fica complicado acomodar bem a bagagem. A viagem dura em torno de 45 a 60 minutos e custa 9,10 euros.
Horário: 6 às 23h.

c) RER B= Te deixa na Gare du Nord 8,20 euros.


d) Taxi = Quando retornamos a Paris, após o Caminho de Santiago, fomos para o centro de Paris de Taxi dessa vez. Ele nos cobrou 42 euros pela corrida e mais 3 euros pela bagagem.

É isso aí! Eles cobram 1 euro por cada mala/mochila que você leva. Pagamos 45 euros para ele nos deixar no Arrondisement 1 próximo ao Jardim das Tulherias.

Cuidado! Se você for pedir ao recepcionista do hotel um taxi, fique atento, pois nossa experiência foi a seguinte: no dia em que íamos embora de Paris, pedimos ao recepcionista para chamar um taxi para nos levar ao Charles de Gaulle, ele chamou um particular, provavelmente amigo dele, que nos cobrou 65 euros.

Se puder pegue um taxi no ponto. A corrida será mais justa. Ou exija que realmente seja um taxi de companhia.

SAIBA: Para quem não mora na Europa se tem o direito de reaver o imposto (VAT- Imposto sobre o Valor Agregado) pago em determinadas compras que faça ao retornar para seu país. Não é permitido para gastos com hoteis e refeições.

Para isso você tem que: na loja ao efetuar a compra pedir o TAX FREE. Eles lhe darão um formulário, você terá que apresentar a nota fiscal e seu passaporte. Devem te perguntar como você irá querer o estorno, se em dinheiro ou no cartão de crédito. Se for no cartão de crédito terá que apresentar também o cartão no qual fez a compra.

Guarde esses papéis bem como o cupons fiscais muito bem guardado e juntos evidentemente.

No aeroporto Charles de Gaulle, no mesmo andar em que você fizer o check-in, procure o posto alfandegario para mostrá-los ao fiscal. Ele os carimbará.

Nos recomendaram estar com a mercadoria a mão para que mostrássemos a ele mas ele não pediu para ver. Só demos mesmo os cupons fiscais junto com os formulários e nosso passaporte. Porém é possível que possam querer ver se realmente você está com a mercadoria.



Após passar por esse fiscal, se quiser reaver em dinheiro se dirija ao balcão onde fazem o câmbio. Eles ainda descontam uma taxa por esse serviço. No Charles de Gaulle o câmbio fica no andar de baixo ao do check-in.



Caso você queira como estorno no cartão de crédito, após passar pelo fiscal, procure um posto de correios no aeroporto ou uma caixa de correios, compre o selo se a compra foi feita em país diferente, caso contrário, não precisa de selo, é só depositar seu envelope (fornecido pela loja) contendo o formulário e os cupons fiscais dentro.

Se não der para fazer isso não tem problema, explico: das compras que fiz pedi a devolução parte em dinheiro e parte em estorno no cartão de crédito.

Acontece que em relação ao que queria que fosse estornado no cartão, eu simplesmente esqueci de, no aeroporto, colocar no correio, então, já aqui no Brasil coloquei o envelope nos correios de minha cidade. Chegou lá, e eles procederam corretamente ao estorno. Deu certo! Ufa!


Atenção! Você pode visitar vários países na Europa e fazer compras neles, mas só apresentará esses documentos no aeroporto no qual você deixará a Europa.

No nosso caso fizemos compras em Portugal e só apresentamos os documentos na França porque estávamos voltando para o Brasil.


Atenção! Chegue cedo para esse procedimento pois as filas podem ser enormes. Tem fila no check-in, tem fila na casa de câmbio, tem fila para entrar para o portão de embarque. Chegue muito cedo para enfrentar tudo isso e não correrá o risco de perder o vôo.


Vi uma menina desesperada para reaver o dinheiro porque seu vôo já estava quase pra sair.

Estive na Galeria Lafayette em Paris e fiquei desapontada pois para pedir o TAX FREE tinha que fazer uma compra mínima superior a 175 euros no mesmo dia e na mesma loja. Como não comprei nessas condições, meu rico dinheirinho ficou por lá. :(









9 comentários:

  1. Achei ótimas as dicas ,já que minha filha vai viajar sozinha pela Air France agora ,em outubro de 2012.Beijocas e obrigado,Mila Cravo

    ResponderExcluir
  2. Well written blog. Must be bookmarked:)
    Here is my web-site - canapé design

    ResponderExcluir
  3. Thank you very much for your kind words!

    I'm sure you will help when you share your experience, because she is unique, it's yours, and always there's something to add.

    ResponderExcluir
  4. O micro-ônibus que se pega logo que chega no aeroporto leva direto à área de despacho da bagagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, lembro que fomos levados para a parte do aeroporto para primeiro passarmos pela vistoria de nossos passaportes. Uma sala enorme, com muita gente! Somente após passarmos por isso seguimos em direção ao grande salão para retirarmos as bagagens. Nesse lugar é preciso muita atenção para não esperar pela mala na saída errada. Pois são vários, um do lado do outro

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas!
    Adorei seu post ;)
    Abs

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!