domingo, 12 de dezembro de 2010

Gruta de Massabielle

Lourdes é uma pequena cidade localizada no sul da França, aos pés dos Pirineos, onde abriga um dos maiores centros religiosos do mundo. O Santuário de Lourdes!








Tudo começou no dia 11 de fevereiro de 1858, quando Lourdes naquela época era apenas um povoado, onde vivia uma menina simples chamada Marie-Bernard, Bernadette como era chamada.



O fogo da chaminé se apagou e Bernadette junto com sua irmã Toinette e sua amiga Jeanne Abadie, a quem chamavam de Baloume, foram buscar lenha e chegando até Gave na Rocha de Massabielle avistam uma gruta com algumas lenhas secas.





Bernadete pede ajuda a elas sem sorte, então segue sozinha até o interior da gruta e ao tirar o sapato para não se molhar sente um vento forte e ao levantar os olhos vê "uma Senhora vestida de branco".



Assustada pega o seu terço, e a aparição faz o sinal da cruz. Bernadette lhe imita e começa a rezar.
Quando a visão vai embora pergunta às outras se viram algo e elas negam.
Sua irmã, curiosa a faz contar, e Bernadette lhe pede segredo, o que não ocorreu. Chegando em casa sua irmã conta a sua mãe que proibe Bernadette de retornar à Gruta.

Mas dois dias depois, 14/02/1858, retorna à gruta com permissão do seu pai. Jovens vão com ela, e lá encontra a Senhora que sorri para ela. E Bernadette lhe fala: "se vem da parte de Deus, fique, se não que se vá". Mas a Senhora continuou ali, sorrindo. Bernadete começa a rezar.
Os outros foram buscar ajuda e lá vem sua mãe com um bastão lhe proibindo novamente de voltar à gruta.

Uma senhora rica chamada Milhet, para quem a mãe de Bernadette, Louise, fazia alguns trabalhos, ficou intrigada pensando que era um fantasma de uma moça que havia morrido no ano passado. Então juntamente com sua costureira, no dia 18/02/1858, acompanha à Bernadette até à gruta para perguntar o nome da aparição.

Ao pedir à Senhora que escrevesse o seu nome, ela lhe responde: "não é necessário... queria que viesses aqui durante 15 dias".E assim Bernadete o fez.

No dia 21/02/1858, após a sexta aparição, Bernadette sofre um interrogatório do comissário de polícia. Ele pergunta se ela vê a Virgem Santa. E ela responde que nunca disse isso e lhe descreve a aparição, prudentemente ela chama a aparição de "Aquerò" (dialeto bigurdano) que para nossa tradução seria "aquilo".
O comissário lhe proibe de voltar à gruta. Mas ela disse que não, que havia prometido à aparição que retornaria, e cumpriu o prometido.

No dia 24/02/1858, na oitava aparição, cerca de 300 pessoas já acompanhavam a Bernadette, e ela caminhava de joelhos e beijava o chão, e quando perguntaram a ela o porquê disso, ela falou que a Senhora lhe disse: "penitencia, penitencia, penitencia", "roga pela conversão dos pecadores".


No dia 25/02/1858 a Senhora disse: "bebe da fonte e te lava". E a esquerda da gruta Bernadette se ajoelha para beber da água que começa a brotar da terra, tenta bebe 3 vezes mas cospe porque estava muito suja, na 4ª tentativa consegue então. Lava o rosto e come um punhado de erva. Foi um escandalo! E desde então a água continuou a brotar do buraco de onde a Bernadette tomou a água.

No dia 01 de março de 1858 Catherie Latapie ficou curada de sua mão que estava paralizada após mergulhar a mão onde brotava a água.

No dia 02/03/1858 a Senhora diz a Bernadette: "Que venham aqui em procissão e que construam uma igreja".

Bernadette correu a contar ao padre, mas este não acreditou nela e a expulsou. À noite voltou à casa paroquial e então o padre lhe mandou que perguntasse à apariação qual era o seu nome.

Então no dia seguinte Bernadette informa que a Senhora continua a pedir sua igreja, e o padre lhe diz que quer saber o seu nome e que faça florecer rosa da gruta.

No dia 04/03/1858, 15ª aparição, 8.000 pessoas aguardavam a Bernadette, mas a Senhora não fala nada. Foi uma decepção naquele momento, no qual se completava os 15 dias que a Senhora havia pedido.

Bernadette retorna à sua vida, mas no dia 25/03/1858, ela retorna à gruta, encontra a Senhora e três vezes pergunta à ela o seu nome, após insistir a Senhora fala em dialeto bigurdano "Que soy era Immaculada Concepcion"


Bernadette corre para o padre e lhe diz o nome, era a 16ª aparição, o padre ficou surpreso, e pensa como a Bernadette poderia conhecer o dogma proclamado a 4 anos pelo papa Pio IX?





No dia 07/94/1858, Bernadette retorna à gruta, concentrada não percebe que a chama do círio lhe toca o dedo, isso durou cerca de 10 minutos, mas não sofreu uma só queimadura. Pessoas que vão à gruta e tem contato com a água ficam subtamente curada de seus males.

As autoridades fecham a gruta. No dia 28/07/1858 inicia uma investigação canonica sobre os acontecimentos em Lourdes. No dia 05 de outubro Napoleão III manda abrir a gruta. E desde então a peregrinação a Lourdes só cresceu para ver a Gruta de Massabielle e beber de sua água.


É possível entrar no interior da gruta. Se entra em fila indiana, suas paredes são frias e em alguns pontos escorre um pouco de água. Bem próximo à imagem há outro ponto onde escorre água, você pode tocar e é muito emocionante.

No dia 18/03/1862 foi reconhecida pela igreja que de fato a aparição era de Nossa Senhora. A imaculada Maria mãe de Deus.


Este é o dogma da Imaculada Concepção: que afirma que a Virgem Maria nasceu sem pecado, foi imunizada do pecado original.
Isto durante muito tempo foi debatido desde o séc. V, mas a própria Virgem vem dar a reposta chamando a sí mesma de Imaculada Concepção.

Um comentário:

  1. deve ter sido super emocionante, vc deve ter sentido muita emoção, fico feliz por voce, te amo

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!