segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Festa do Ano Santo Jacobeo 2010 - Eu Estive lá!

Como é sabido a festa de Santiago de Compostela ocorre no dia 25 de julho, esse ano, 2010, mais especial ainda por se tratar de um Ano Santo Jacobeo.

Então.... a festa do apóstolo já começou no dia 24, já à tarde pessoas se posicionaram na praça do Obradoiro para guardar seus lugares, pois cada centímetro daquela praça seria à noite altamente disputado.

Todavia, nós, sem muita experiência, cometemos o erro gravíssimo de visitar Finisterre neste dia pela manhã, de modo que chegamos por volta das 18h na rodoviária de Santiago de Compostela.

Fomos correndo para o hotel, tomarmos banho e nos prepararamos para a festa, porém como não havíamos almoçado, fomos então jantar.

Bem, o fato é que quando nos dirigimos para a praça do Obradoiro, já por volta das 21h, não havia mais condição alguma de uma formiga lá ficar.
Conseguimos nos posicionar em uma das escadarias que conduzem à praça.

Haviam pessoas sentadas nas escadas, até mesmo jogando cartas amplamente espaçadas, enquanto outras, incluindo nós, nos espremiamos umas às outras, para permanecermos onde estávamos ou avançar um degrau a mais sempre que se era possível, quando um descia.

Bem, como não fico muito calada, eu reclamei com uma família de italianos que estavam confortavelmente jogando suas cartas. O homem que parecia ser o pai da família me olhou, mas seguiu jogando, porém uma senhora que parecia mais velha que ele lhe falou algo e eles pararam de jogar. Se manca!!!

Era um pisar no pé, um fungar de cangote. Coisa de louco!!

Uma menina tentou subir num muro que dava para uma parte da praça do Obradoiro e houve confusão porque a mulher que lá estava também italiana não dava espaço para a garota passar, mesmo ela correndo o risco de cair em cima das pessoas e se machucar.
Essa mulher disse que ela não poderia passar porque lá estavam bebidas.

E eu não consegui ficar calada, gritei: há sim! as bebidas são mais importantes! Em espanhol, claro, porque ainda não falo italiano.

Até que depois de muitos apelarem, a mulher deixou, muito contrariada, a garota passar que nessa brincadeira perdeu um lado de sua sandália, esta caiu na gente.

Fala sério!!!! E fiquei me perguntando: que tipo de pessoas estamos nos transformando, vi muitas pessoas que só pensavam em si, que viam a dificuldade dos outros e não saiam do seu grau de conforto nem por um milímetro.

Que tipo de cristão é esse? Que está ali para festejar um santo, pedir perdão, comemorar, celebrar e ao mesmo tempo se comportam de forma tão mesquinha!!!
Quanta incongruência!!!

Antes da festa propriamente começar haviam músicos, nas sacadas da Catedral tocando músicas galegas em gaitas de fole, mas desconfiei que estavam ensaiando, mas foi Show de bola!!!!

O final do dia estava lindo, uma mistura de azul e rosa no céu perfeito- presente divino!

Bem, mas quando deu 23h30, todos já estavam de pé, com suas máquinas, prontos para vermos a grande festa que iria começar.






Se apagaram as luzes e sobre a Catedral se projetaram gigantescas imagens ao som de uma melodia e que às vezes para mim parecia até um hino.








As imagens falavam sobre o que estava escrito nas estrelas, a vida e obra de Santiago de Compostela, os Caminhos a Santiago, os símbolos, os peregrinos, foi lindo lindo lindo! Enfim... foi mostrada toda a cultura de Santiago de Compostela.













Lançaram alguns fogos iniciais e as projeções continuaram, fogos depois iam surgindo definindo a Catedral. Um espetáculo!!! E mais fogos ao final saindo de todos os cantos da Catedral! Um verdadeiro show de pirotecnia!!!!

Quando pensávamos que tinha acabado mais rajadas de fogos surgiam.


Imagens belíssimas do Santo foram mostradas, lindo demais!!!

As imagens projetadas que mais me tocaram o coração foram a de Santiago em tamanho gigante ao final, lindo demais para esquecer, e a dos peregrinos caminhando - forte demais para não querer deixar de ser um!!!!

Me recordaram em fração de segundos o significado do meu esforço e toda e emoção vivida neste etapa de minha vida.

Definitivamente eu preciso de uma seta em minha vida!
Inesquecível!!!!







Certamente aqueles andaimes que estavam na minha chegada e que me causaram enorme frustração eram para preparar essa festa. Estava explicado!

Dica: se vais chegar em Santiago de Compostela em vésperas de dia festivo do santo, fique mais outros possíveis dois dias para desfrutar de toda a Catedral.

Mas não explico os andaimes dentro da igreja impedindo a passagem mesmo que por dentro da igreja até o Pórtico da Glória. Esse permaneceu até o dia de deixarmos a cidade, a deixamos no dia 26 de julho pela manhã.

Mas abaixo coloco alguns vídeos para que você veja um pouquinho da festa.
Vídeo 1 = agonia por um espaço (0,22s)

Vídeo 2= o céu às 22h15 no dia da festa (1,18s)

Vídeo 3= vista da praça do obradoiro antes do começo da festa. (0,35s)


Vídeo 4= Fiz uma edição com os melhores momentos da festa. (18,19s)

Vídeo 5= Últimas rajadas de fogos, a igreja fica vermelha e depois aparentemente branca, fogos vão sendo lançados desde seu topo sendo aumentados até em baixo, e depois por toda a Catedral!(2,46s)
E Viva Santiago de Compostela!

Assemelho toda aquela explosão de fogos aos corações de cada peregrino que ali estavam, nossos corações explodiam de felicidade por Santiago e tudo que ele nos proporciona como meio de nos aproximarmos mais de Deus!!!!
VALEU SANTIAGO!!!!!! SÓ VALEU!!!!


Mais algumas poucas fotos da festa no álbum abaixo, melhor ainda ver os vídeos.
(ver as fotos não é a mesma coisa)
Imagens da Festa - Ano Santo 2010











































































4 comentários:

  1. OI ALDI. LINDO FINAL DE PEREGRINAÇÃO. IMAGINO AS SENSAÇÕES QUE VCS TIVERAM, ALGO COMO REVEILLON. CHORAMOS PELOS PROBLEMAS QUE ENFRENTAMOS NO ANO QUE SE VAI, SORRIMOS PELOS DESEJOS QUE ALMEJAMOS NO ANO QUE SE INICIA. MAIS OU MENOS POR AÍ. O FINAL DE UMA CAMINHADA EXAUSTIVA, PENOSA, ONDE O FISICO E O SENTIMENTO SÃO COLOCADOS EM TESTE A CADA NOVO DIA. AO FINAL, FOGOS DE ARTIFICIO. PESSOAS GRITANDO, CHORANDO, SORRINDO E REZANDO. TODOS COM UM SENTIMENTO ÚNICO E COM UMA FORÇA ESPIRITUAL FANTASTICA. MUITO LINDO. INESQUECIVEL. SEI QUE QDO VC PUDER VAI RETORNAR. QUE ASSIM SEJA. VC É CAPAZ. VC PODE. FIQUEM COM DEUS. KLB/RJ

    ResponderExcluir
  2. Estive com minha família em Santiago de Compostela no dia 20/07/10. Entendo sua emoção. Este lugar abençoado merece ser visitado e os sacrifícios ficam pequenos diante da energia do lugar...

    ResponderExcluir
  3. Oi Aldi,
    sou mineiro e viajante também, embora meio parado há uns cinco anos por causa de uma faculdade fora da época. Estive no Caminho em 1992 e nos dias 23, 24 e 25 de julho estava em Santiago. Suas imagens me levaram de volta ao Obradoiro com a música e os fogos, com gente de todo canto do mundo que havia conhecido naqueles 22 dias passados no Camiño. É sempre muito bom rever esses lugares e sua documentalção está muito legal, "passo a passo", seta amarela após seta amarela. Quem já as seguiu não esquece a alegria de ver mais uma.
    Ultreya Peregrina.
    Paulo Fiote

    ResponderExcluir
  4. Ultreya e Suseya gentil Peregrino!

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!