quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Monasterio de Samos - Trabalho e Oração

Dia: 17/07/10
Este dia era para termos caminhado até Sarria, mas tendo como objetivo dar um descanso para o meu pé machucado, aproveitamos para conhecer o Monastério de Samos e assistirmos a uma missa neste lugar que é símbolo do Caminho.

A fachada da igreja, de singular beleza, foi construída no estilo barroco e suas escadas, séc. XVIII, lembram as escadas da Catedral de Santiago de Compostela.


O Monastério foi construído por volta do séc. VI, mas ao que parece por volta do séc. XI é que passaram a se reger pela regras de San Benito, logo os monges são chamados de monges benedictinos.
Tem em seu histórico: invasões mulçumanas, foi recuperado pelo rei Fruela I, e acolheu seu filho o futuro rei Alfonso II - o Casto - e sua mãe ainda pequeno para fugir do assassino de seu pai. Lá, o futuro rei recebeu sua educação.


No séc. XIX o Monastério se tornou um hospital de guerra durante a invasão francesa.
Nele ocorreram dois incendios.
Entrando no Monastério logo vemos um dos maiores claustros da Espanha, chamado de Claustro do Padre Benito Feijoo, construído ao final do séc. XVIII, recebeu este nome por ter o Padre Feijó recebido neste monastério o hábito em 1690.

Há outro claustro - O Claustro das Nereidas ou Claustro Pequeno.






Nos corredores do primeiro andar há lindas pinturas nas paredes que contam a história do Monastério e de San Benito (seu nascimento, recebendo as regras para o Monastério e as passando ao clero, sua morte entre outras) estas obras foram realizadas por quatro pintores.

Um dos pintores, em suas obras, quis inovar dando aos rostos dos personagens o rosto de pessoas famosas para contar a história. Bem interessante!
Vejam essa pintura onde aparece o rosto do ator que fez Os Dez Mandamentos, o famoso Charlton Heston.

Com tantas reformas após sofrer dois incendios, o que restou de mais antigo foi esta porta de estilo românico. É do séc. XII e era a entrada lateral da antiga igreja.















No mesmo dia em que chegamos a Samos também chegou ao Monastério de Samos a Cruz dos Jovens que está rodando todo o mundo, cruz esta que foi idealizada pelo Papa João Paulo II para o movimento da Jornada Mundial da Juventude e os jovens tem a missão de levá-la a todos os lugares. Possui 3,8 metros.












Dentro da igreja, com 3 naves, sob o altar se encontram os bustos de San Julián e sua esposa Santa Basilisia pois são patronos do Monastério.

Logo que vi me pareceu tão estranho isso... ter o busto de um casal sob o altar.... mas depois conhecendo a história do casal me pareceu perfeito.






San Julián foi um mártir e nasceu em Antioquía, na Síria. Filho de pessoas importantes teve educação religiosa e seus pais queriam que ele se casasse com uma jovem de uma família rica. Acontece que Julián teve uma visão na qual se mostravam alguns premios que Deus dava a quem conservava a sua virgindade.

Julián contou a sua noiva a visão que tivera e os dois fizeram um acordo de se manterem puros, mas isso sem que ninguém soubesse. O casal fez votos de castidade.
Quando os pais destes jovens morreram, estes foram a um deserto orar e fazer penitencia, e quando retornaram cada qual fundou um monastério.
Julián fundou um monastério para homens e Basilia, sua "esposa", para mulheres.

Julián foi perseguido por conta da sua fé.
Em Antioquía, na perseguição aos cristãos, o governador Marciano mandou queimar vários cristãos e quando chegou a vez de Julián, queriam que ele adorasse a estátua do imperador, Julián se negou.

Após várias tentativas de o fazerem renegar sua fé, lhe torturam com chicotadas na qual continham um ferrinho na ponta e o carrasco em uma das puxadas acabou ferindo sua própria vista.
Julián colocou sua mão na vista ferida do carrasco e este obteve a cura.
Mas os carrascos sem pena lhe cortam a cabeça. Celso, o filho do governador Marciano, após assistir a tudo isso se converte à religião cristã.
Isto foi considerado um milagre espiritual obtido de seu martírio.

Todos os dias há visitas guiadas por 3 euros

FOTOS DO MONASTÉRIO DE SAMOS
































































Um comentário:

  1. fantasticas essas obras, não da para acreditar como eles conseguiam tanta perfeição,simplesmente lindas, e linda é vc tambem
    com seu amor , te amo sempre para sempre bjs franço

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!