sábado, 30 de outubro de 2010

Etapa 16 - Palas de Rei a Melide

Dia 20/07/10
Percurso=15km
Percurso acumulado=312,60km
Início=8h25
Término= 14h30
Duração= 5h55









Essa etapa foi uma das bem tranquilas e gostosas de se fazer, não somente por não ter sido longa, mas pela bonita surpresa que tivemos na igreja de Furelos, Verinha já havia nos alertado sobre ela.

















Bem, o dia estava como de costume na Galícia friozinho, com névoa, mas suportável.
Muita gente deixando Palas de Rei, saimios pela Travesa del Peregrino.
A coceira me incomodova mas bola pra frente, não ia deixar isso estragar o dia.
















Desde que entramos em Galícia, frequentemente vemos estas espécies de celeiros, como na foto ao lado. Isso é característico desta região. Fazem até souvenirs disso!

Até esta etapa eu passava por vários sem saber ao certo o que eram e para que serviam. Somente então resolvi perguntar a um menino morador de um vilarejo para que servia isso, e ele me esclareceu.




Este dessa foto foi tirado na etapa seguinte a caminho de Arzúa.

Na Espanha eles possuem vários nomes, são chamados de: hórreo, cabaza, canastro, cabaceiro entre outros. Mas a serventia é uma só: proteger os alimentos colhidos da umidade e do ataque dos animais.
São usados mas especificamente, nesta região, para guardarem o milho colhido.
Há de todos os tipos e tamanhos, bonitos e feios.


Fiquei surpresa de encontrar nesta etapa vários pais levando seus filhos pequenos para fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Na minha opinião achei muita maldade com a criança, vi algumas tão pequenas que certamente não tinham idéia do que estavam fazendo.

Vi uma chorar para a mãe, não deu para saber o quê era, mas imagino que fosse o cansaço e a criança queria colo. A mãe não pegou a criança e a fez caminhar chorando.

Eu fico imaginando se para nós que temos pernas grandes e damos passos largos já se leva um bom tempo caminhando imagina para os pequenos com seu diminutos passos!









Em Leboreiro encontramos a Igreja de la Virgen de las Nieves, também chamada de Igreja de Santa Maria de Leboreiro, possui o altar simples, diferente, mas sem deixar de ser bonito.Esta igreja foi construída no séc. XIV e em sua portada está a imagem da Virgem com o menino Jesus entre anjos.













Melide é uma cidade grande, possui até um Parque Empresarial enorme antes de chegar na cidade propriamente dita. Tem uma loja de carros um mais lindo que o outro.
Se avista de longe.

Logo vem Furelos, vilarejo pequeno bem próximo a Melide, o qual possui uma ponte medieval em sua entrada.





Em Furelos há a Igreja de San Juán de Furelos com um lindo altar e nela encontramos uma imagem linda de Cristo crucificado com a mão estendida para quem quiser nela segurar e seguir com ele, espiritualmente falando. Emocionante!

Ao que parece é a única imagem no mundo representando a crucificação dessa forma.

Você que me lê e passará um dia por Furelos, não deixe de visitar esta igreja e rezar aos pés desta imagem que toca fundo.









Durante esta etapa novamente encontramos com os peregrinos na estrada, eles vão animados, até um de cadeira de rodas perguntou a uma senhora mexicana peregrina se ela não queria ir no colo dele. Os bichinhos são gaiatos!!!!!

Mas, ao vê-los, caminhei um certo tempo preocupada, pensava: onde será que eles irão ficar? Será que ficarão também em Melide? Tomara que não seja próximo ao albergue que encontrarmos! (rsrsrsr) não queria ter outra noite mal dormida.

Até que ao passarmos na ponte em Furelos, criei coragem para perguntar até onde iriam neste dia e para minha alegria, eles iriam até Arzúa. Que felicidade!


Gente! Eles faziam muita bagunça fora de hora! Não pensem mal de mim ok? Acontece que não existe coisa mais desejada para um peregrino que o seu descanso.

Ao chegarmos em Melide, passamos nos correios para saber se nossas encomendas haviam chegado e depois fomos procurar um hotel e encontramos um ótimo, próximo à saída: Hotel Chiquitín, tem um albergue na esquina também, só que estava lotado.









Na cidade tirei poucas fotos, pois ambas, máquina e filmadora já estavam sem bateria.

Como chegamos cedo, nos alojamos, depois fomos almoçar, fomos conhecer alguns monumentos e mamãe voltou para o hotel, eu fui atrás de uma internet, e encontrei uma loja cheia de doces MAAARAAAAVILHOOOSOOOS!!!!
Depois comprei algumas frutas e passei e comprei pãezinhos deliciosos. Tem muitos lugares para se comer, em Melide há muitas opções. Maravilha ficar lá.


Fotos da etapa no álbum abaixo
Etapa 16 - Palas de Rei a Melide

Vídeo dos peregrinos portadores de deficiência


2 comentários:

  1. vc é uma heroina, enfrentar tudo isso e ainda esses cinchiles é demais , te amo meu amor sera eterno por vc minha heroina linda t amo FRANÇO M.A.

    ResponderExcluir
  2. OI ALDI. QUE BOM QUE VCS ENCONTRARAM UM PERCURSO ANIMADOR. CIDADES BONITAS. BELAS FOTOS. DA PARA SENTIR ALEGRIA E MAIS ANIMO NA NARRATIVA. KLB/RJ

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!