quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MUSEU DO IPIRANGA - Ares de independência

Em São Paulo estive no Museu do Ipiranga, um lugar histórico que todo brasileiro estando na capital deveria conhecer.

Lugar onde D. Pedro I declara a Independencia do Brasil rompendo politicamente com Portugal num processo de confirmação dos novos ideais e desejos de mudança já então existentes.


O Museu foi construído às margens do riacho do rio Ipiranga, onde D. Pedro I proclamou a independência do Brasil em 1822.
Possui estilo neoclássico renacentista, nele encontramos obras e reconstituições do modo de vida da sociedade no século XIX e XX.
Há esculturas, quadros, louças, jóias, móveis, armas, peças religiosas, carruagens, até cachos de cabelo da Princesa Isabel, e outros mais. Não se pode bater fotos lá dentro. Uma pena!!!

O que mais me chamou a atenção foi a obra de Pedro Américo - Independência ou Morte, mas conhecido como O Grito do Ipiranga, obra realizada em um ateliê de Florença em 1888. Ele foi um pintor paraíbano, entre outras coisas, de muito talento que conseguiu que D. Pedro II (filho de D. Pedro I) pagasse uma pensão para ele se aperfeiçoar na Europa.


Apesar de o fato não ter acontecido com tanto glamour como mostra a obra, o que vale é a personificação daquele momento que não nos deixa esquecer essa página importante de nossa história.
Ja o jardim do Museu é um ótimo lugar para passear, respirar um pouco de ar puro, ler um livro, etc... ele é uma reprodução de parte dos jardins do Palácio de Versailles na França.
Como chegar:
Endereço: Av. Nazaré, s/nº.
Para chegar, você pode pegar um ônibus na estação de metrô Vila Mariana (linha azul), ou tomar o metrô até a Estação Alto do Ipiranga (linha verde), e de lá, se quiser ir a pé vai andar no mínimo uns 30 minutos para chegar ao Museu. Lembrando que a Av. Nazaré possui uma leve subida. Boa caminhada! Eu fui na segunda opção achando que era perto.... mas valeu!
Horário: terça a domingo das 9h às 16h45

Um comentário:

O que achou? Comente!