segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Passeio de escuna em Paraty - Banzay

Um passeio de escuna pelas lindas praias de Paraty é demais!
Além da delícia que é navegar, ficar bem de pertinho com os peixes, cardumes e cardumes de peixes passeando ao teu lado, você em harmonia com o meio ambiente... você aproveita para conhecer um pouco mais sobre a história de Paraty.

Paraty era protegida por 7 fortalezas: 5 em terra firme e 2 em ilhas.
A ilha da Bexiga é uma delas e a primeira ilha a ser vista.
Ela servia como um forte de proteção da cidade. Canhões e soldados faziam a defesa da entrada e saída da cidade através da ilha.

Já no séc. XIX uma epidemia de varíola tomou conta da cidade e todos aqueles que tinham a varíola eram mandados em quarentena para essa ilha. A ilha ganhou o nome de BEXIGA porque os portugueses assim chamavam de bexiguentos aqueles que tinham a varíola.

Atualmente esssa ilha é de propriedade de Amir Klinck (navegador brasileiro) que sonha em fazer uma escola de navegação nessa ilha.
Tem uma outra ilha chamada de ilha de Mantimento que foi considerada a terceira ilha mais cara do país. Era chamada assim porque nela eram desembarcados mantimentos destinados à Paraty, isto porque a profundidade, às vezes, da água ficava apenas em 2 metros, de forma que uma caravela não conseguia entrar na baía. Nela tem um castelo, heliporto, quadra de tenis etc...

Outra ilha interessante é a Ilha do Catimbau, era porque os ancestrais de uma tribo indígena, que existe em Paraty Mirim, antigamente vinham nessa ilha fazer os seus rituais sagrados. Catimbau quer dizer madeira branca. O índio acreditava que essa madeira era um amuleto de proteção e nada aconteceria com eles.

Atualmente nela há um restaurante chamado Eh-Laô que serve comida típica toda feita na chapa.

Agora falando um pouco do serviço recebido na escuna Banzay tenho a dizer que foi muito bom.

Ao chegar você se acomoda e logo após a saída da escuna você recebe uma comanda onde ficam registrados seus pedidos, você escolhe o que quer que te sirvam quando chegar a parada para o almoço. Havia 2 opções (Strogonoff ou Frango grelhado), tem também pastéis bem gostosos.

Tem um bar onde você vai pedindo o que quer.
Nas paradas para os mergulhos eles te alugam snorkel - R$10,00 e fornecem macarrões para ajudar no mergulho.
Durante todo o passeio tem um cantor muito bom e que em determinadas passagens nos conta um pouco sobre a história das ilhas.
Servem várias frutas - cortesia da empresa.

O passeio constitui em 4 paradas em:
1ª parada = Praia da Lula
2ª parada = Praia do Saco da veia
Se chama assim por quê? Saco: por que na geografia "saco" quer dizer pequenas enseadinhas em formato de ferradura, e da "VEIA" porque nos anos 60 quando Paraty não tinha tantas escunas e veleiros, o caiçara vinha para essa praia para fazer churrasco, passear, passar o dia, por ser um local muito bonito onde morava uma senhora. Ela já morreu mas ficou o nome. Mas, na época, o pessoal quando queria marcar o point dizia: vamos pra praia do saco da veia! E assim pegou o nome. 3ª parada = Lagoa Azul (onde almoçamos)
4ª parada = Praia vermelha
Detalhe: nem sempre as paradas são as mesmas ilhas.




Na marina de Paraty há diversas escunas onde se pode comprar ingresso até mesmo na hora.

Costumam sair por volta das 11h e chegam por volta das 16h. Eu recomendo esse passeio.
Ao final desta postagem vocês poderão ver 2 vídeos.
Um mergulho na Praia Vermelha e o outro um pouco do que é esse passeio ao som de uma boa música.





2 comentários:

  1. LINDO ALDI. ESTOU COM VIAGEM MARCADA PARA ILHA GRANDE EM MARÇO. VAI SER ÓTIMO RELEMBRAR LUGARES QUE ADORO E, AGORA MAIS DO QUE NUNCA, SABER QUE TAMBÉM TE IMPRESSIONARAM (SÓ PESSOAS DE BOM GOSTO E ALMA LIMP CONSEGUEM VER O PLUS QUE ESSE LUGAR PROPORCIONA) OBRIGADO PELA LEMBRANÇA. BJS

    ResponderExcluir
  2. Aldi, Adorei as fotos de Paraty. Seus sobrinhos são lindos. Gostei bastante das informações sobre a cidade. Você já pode atuar como guia turístico, pois além de falar e escrever bem, ainda é poliglota. Quando voltares da Europa, usarei seus serviços.
    Bjs.

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!