Este dia era para termos caminhado até Sarria, mas tendo como objetivo dar um descanso para o meu pé machucado, aproveitamos para conhecer o Monastério de Samos e assistirmos a uma missa neste lugar que é símbolo do Caminho.
A fachada da igreja, de singular beleza, foi construída no estilo barroco e suas escadas, séc. XVIII, lembram as escadas da Catedral de Santiago de Compostela.
Tem em seu histórico: invasões mulçumanas, foi recuperado pelo rei Fruela I, e acolheu seu filho o futuro rei Alfonso II - o Casto - e sua mãe ainda pequeno para fugir do assassino de seu pai. Lá, o futuro rei recebeu sua educação.
No séc. XIX o Monastério se tornou um hospital de guerra durante a invasão francesa.
Nele ocorreram dois incendios.
Há outro claustro - O Claustro das Nereidas ou Claustro Pequeno.
Um dos pintores, em suas obras, quis inovar dando aos rostos dos personagens o rosto de pessoas famosas para contar a história. Bem interessante!
Vejam essa pintura onde aparece o rosto do ator que fez Os Dez Mandamentos, o famoso Charlton Heston.
Logo que vi me pareceu tão estranho isso... ter o busto de um casal sob o altar.... mas depois conhecendo a história do casal me pareceu perfeito.
San Julián foi um mártir e nasceu em Antioquía, na Síria. Filho de pessoas importantes teve educação religiosa e seus pais queriam que ele se casasse com uma jovem de uma família rica. Acontece que Julián teve uma visão na qual se mostravam alguns premios que Deus dava a quem conservava a sua virgindade.
Julián contou a sua noiva a visão que tivera e os dois fizeram um acordo de se manterem puros, mas isso sem que ninguém soubesse. O casal fez votos de castidade.
Quando os pais destes jovens morreram, estes foram a um deserto orar e fazer penitencia, e quando retornaram cada qual fundou um monastério.
Julián fundou um monastério para homens e Basilia, sua "esposa", para mulheres.
Julián foi perseguido por conta da sua fé.
Em Antioquía, na perseguição aos cristãos, o governador Marciano mandou queimar vários cristãos e quando chegou a vez de Julián, queriam que ele adorasse a estátua do imperador, Julián se negou.
Após várias tentativas de o fazerem renegar sua fé, lhe torturam com chicotadas na qual continham um ferrinho na ponta e o carrasco em uma das puxadas acabou ferindo sua própria vista.
Julián colocou sua mão na vista ferida do carrasco e este obteve a cura.
Mas os carrascos sem pena lhe cortam a cabeça. Celso, o filho do governador Marciano, após assistir a tudo isso se converte à religião cristã.
Isto foi considerado um milagre espiritual obtido de seu martírio.
Todos os dias há visitas guiadas por 3 euros
FOTOS DO MONASTÉRIO DE SAMOS
fantasticas essas obras, não da para acreditar como eles conseguiam tanta perfeição,simplesmente lindas, e linda é vc tambem
ResponderExcluircom seu amor , te amo sempre para sempre bjs franço