Percurso=15km
Percurso acumulado=312,60km
Início=8h25
Término= 14h30
Duração= 5h55
Muita gente deixando Palas de Rei, saimios pela Travesa del Peregrino.
A coceira me incomodova mas bola pra frente, não ia deixar isso estragar o dia.
Até esta etapa eu passava por vários sem saber ao certo o que eram e para que serviam. Somente então resolvi perguntar a um menino morador de um vilarejo para que servia isso, e ele me esclareceu.
Na Espanha eles possuem vários nomes, são chamados de: hórreo, cabaza, canastro, cabaceiro entre outros. Mas a serventia é uma só: proteger os alimentos colhidos da umidade e do ataque dos animais.
São usados mas especificamente, nesta região, para guardarem o milho colhido.
Há de todos os tipos e tamanhos, bonitos e feios.
Vi uma chorar para a mãe, não deu para saber o quê era, mas imagino que fosse o cansaço e a criança queria colo. A mãe não pegou a criança e a fez caminhar chorando.
Se avista de longe.
Logo vem Furelos, vilarejo pequeno bem próximo a Melide, o qual possui uma ponte medieval em sua entrada.
Em Furelos há a Igreja de San Juán de Furelos com um lindo altar e nela encontramos uma imagem linda de Cristo crucificado com a mão estendida para quem quiser nela segurar e seguir com ele, espiritualmente falando. Emocionante!
Ao que parece é a única imagem no mundo representando a crucificação dessa forma.
Você que me lê e passará um dia por Furelos, não deixe de visitar esta igreja e rezar aos pés desta imagem que toca fundo.
Durante esta etapa novamente encontramos com os peregrinos na estrada, eles vão animados, até um de cadeira de rodas perguntou a uma senhora mexicana peregrina se ela não queria ir no colo dele. Os bichinhos são gaiatos!!!!!
Até que ao passarmos na ponte em Furelos, criei coragem para perguntar até onde iriam neste dia e para minha alegria, eles iriam até Arzúa. Que felicidade!
Gente! Eles faziam muita bagunça fora de hora! Não pensem mal de mim ok? Acontece que não existe coisa mais desejada para um peregrino que o seu descanso.
Na cidade tirei poucas fotos, pois ambas, máquina e filmadora já estavam sem bateria.
Como chegamos cedo, nos alojamos, depois fomos almoçar, fomos conhecer alguns monumentos e mamãe voltou para o hotel, eu fui atrás de uma internet, e encontrei uma loja cheia de doces MAAARAAAAVILHOOOSOOOS!!!!
Depois comprei algumas frutas e passei e comprei pãezinhos deliciosos. Tem muitos lugares para se comer, em Melide há muitas opções. Maravilha ficar lá.
Fotos da etapa no álbum abaixo
![]() |
Etapa 16 - Palas de Rei a Melide |
Vídeo dos peregrinos portadores de deficiência
vc é uma heroina, enfrentar tudo isso e ainda esses cinchiles é demais , te amo meu amor sera eterno por vc minha heroina linda t amo FRANÇO M.A.
ResponderExcluirOI ALDI. QUE BOM QUE VCS ENCONTRARAM UM PERCURSO ANIMADOR. CIDADES BONITAS. BELAS FOTOS. DA PARA SENTIR ALEGRIA E MAIS ANIMO NA NARRATIVA. KLB/RJ
ResponderExcluir