Essa região foi no séc. VIII ocupada por mouros que tentavam consquistar a Península Ibérica, e em Sintra, antes por eles chamada de "as-Shantara", construíram essa fortificação para poder controlar melhor a via terrestre que levava à Mafra, Cascais e Lisboa.
Sintra pertencia então aos domínios do taifa al-Batalyaws, cuja capital desse principado mulçumano se localizava em Badajoz na Espanha.
Sintra após passar das mãos dos mouros para as dos cristãos, e depois de voltar às mãos do mouros novamente, foi definitivamente reconquistada por D. Afonso Henrique (primeiro rei de Portugal) em 1147, cristão.
D. Fernando II mandou restaurar a fortificação que possui 12.000 m2.
Infelizmente estava impedido o acesso a seu interior.
Sintra é muito bonita!
Dica (aprendendo com o nosso mico):
Quando saimos do Castelo dos Mouros, fomos caminhando até a parada de ônibus que sabíamos havia ali, porque quando estávamos indo para o Palácio da Pena o ônibus parou alí, na pista no sentido que sobe.
Muito bem... quando chegamos no ponto só havia um casal.
Pensamos: bem, já que vamos voltar para o centro de Sintra, vamos ficar desse lado daqui porque o ônibus deve parar por aqui. E do lado oposto nos colocamos.
Com o passar dos minutos, percebemos que não passava ônibus algum descendo, somente subindo. Opssss!!! Que fora!
Voltamos para a fila, que agora já estava grande, fomos para o final dela, do lado de quem sobe.
Perdemos nessa brincadeira 2 ônibus (um por termos ficado do lado errado, outro por ter gente demais na nossa frente e poucas vagas nos ônibus que subiam).
A descida da serra é feito pelo outro lado. O ônibus não volta pela pista no sentido do Castelo dos Mouros, passa pelo Palácio da Pena e segue descendo a pista de outro lado. Não retorna.
Horário: 10h - 18h ( baixa temporada)/ 9h - 19h (Alta temporada)
No link abaixo você consegue o mapa do caminho a pé que liga o Castelo dos Mouros à Vila de Sintra - Percurso de Santa Maria.
http://www.parquesdesintra.pt/
http://www.parquesdesintra.pt/
Ao final vídeo editado com os melhores cantos do Castelo.
OI ALDI. APESAR DE ESTAR EM RUINAS, PERCEBE-SE A BELEZA DO LOCAL E DA CONSTRUÇÃO. NÃO CONSIGO AVALIAR A DIFICULDADE PARA CONSTRUIR UMA FORTIFICAÇÃO DESSE TAMANHA EM UM LOCAL TÃO INOSPITO. DEVE TER SIDO UM TRABALHO DE LOGISTICA MAGNIFICO. MUITO LINDO. CONTINUO TE SEGUINDO. BJS. KLB/RJ
ResponderExcluir