Possui um área aproximadamente de 6.000m2.
Antigamente era conhecido como Castelo dos Mouros por ter sido construído por eles.
Na época a cidade chamava-se Al-Uxbuna.
Nessa região foram encontrados vestígios de ocupações que datam o séc. VI a.C e III a.C - era a época da idade do Ferro.
Tem-se registro de fenícios, romanos, visigodos... materiais que mostram um pouco da cultura e evolução daqueles povos que por alí passaram.
Daquele monte era fácil o controle da região, de lá tem-se boa visão do rio Tejo.
No ano 138 a.C foi construída a primeira muralha pelos romanos.
Estando então o Castelo nas mãos de cristãos é consagrado a São Jorge padroeiro dos cavaleiros e das Cruzadas.
Sob a coluna é visível o símbolo dos Templários, posto que ele era um.
Espaços foram modificados, construídos e reconstruídos. Lá habitavam além do rei e sua corte, o Bispo e do Alcaide que tomava conta da cidade.
Hoje o Castelo de São Jorge é considerado Monumento Nacional.
Horário: 9h-21 (março a outubro)
9h- 18h (novembro a fevereiro)Bilhete: 7 euros
Para chegar no Castelo, abaixo, eu coloco um passo a passo com fotos, pois fiquei um pouco confusa para chegar ao local, nesse sentido espero facilitar para alguém.
Precisei pedir informação a uma portuguesa, dona de um quisoque, que muito mal humorada me respondeu. Acho que todo mundo deve perguntar a ela, pois não vi placas de orientação e o elétrico 28 para próximo ao seu quiosque. Enfim....
Para se chegar ao Castelo:
a) autocarro nº 37
b) elétrico nº 12. Parte da Praça da Figueira. (deixa próximo)
c) elétrico nº 28. Parte da Praça Martim Moniz. (deixa próximo)
(tente ficar bem colocado na fila de espera do elétrico, pois ele enche e são poucos os lugares. Conseguimos um lugar sentado, mas o banco que eu consegui ficar era de costas para a janela, logo por trás do motorista, e como ele encheu eu não pude aproveitar a paisagem. Imagina um ônibus apinhado de gente, tudo como "sardinha em lata" era assim que eu me sentia, apesar de estar sentada).
De lá você segue a pé na mesma direção que o elétrico estiver indo e logo você verá uma entrada que vai dar na Travessa de Santa Luzia (aquela entradinha entre os prédios vermelhos)
Nela você vai caminhando até chegar no Largo do Contador-Mor, continue caminhando e logo verá a Travessa do Funil, entre nela.
OI ALDI. QUE LUGAR LINDO. UM DIA MARAVILHOSO. TUDO PERFEITO. OBRIGADO POR NOS PROPORCIONAR ESSE MOMENTO. BJ. KLB/RJ
ResponderExcluir