Ele foi fundado por Nuno Alvares Pereira em 1389 que foi um nobre e guerreiro que participava da Corte Real, e que lutou bravamente pela independência de Portugal, sendo inclusive mencionado por 14 vezes na obra de Camões - Os Lusíadas .
Recebeu do Rei João I o título de Condestável (segunda pessoa da hieraquia militar nacional depois do Rei de Portugal).
Após a morte de sua esposa entrou para o Convento do Carmo e tornou-se um carmelita.
Nuno Alvares Pereira foi beatificado e é também conhecido como Santo Condestável. 90 anos após sua beatificação o processo de sua canonização foi concluído e no dia 26 de abril de 2009 o Papa Bento XVI o canonizou chamando-o de São Nuno de Santa Maria.
O terremoto de 1755 e o incêndio ocorrido destruiram parte do conjunto (convento e igreja) no seu interior, inclusive o túmulo de Nuno que se encontrava na Igreja do Convento. Os arcos bravamente permaneceram.
No reinado de Maria I de Portugal teve início a reconstrução de parte do Convento no estilo neogótico. Porém, no séc. XIX optaram romanticamente por deixar o Convento como estava, como testemunho daquela fatalidade ocorrida em 1755.
Foto do túmulo da Infanta D. Catarina, filha do rei D. Duarte e da rainha D. Leonor, irmã do rei D. Afonso V. Faleceu aos 27 anos.
Também nele se encontra o lindíssimo túmulo de Fernando I Rei de Portugal,construído no estilo gótico, bem como o túmulo de D. Fernando Sanches.
Localização: Largo do Carmo
Como chegar: Metro Baixa-Chiado/ Elevador Santa Justa. Elétrico 28. Horário: 10h - 18h (segunda-feira à sábado) Outubro a Maio 10h - 17h (segunda-feira à sábado) Junho a Setembro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou? Comente!