quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trilha do Morro da Urca - RJ

Subir o morro da Urca.... nunca pensei que fosse fazer isso e mais ainda: nunca pensei que fosse tão fácil!
Subir a pé o Morro da Urca na Praia Vermelha, o primeiro morro onde o bondinho do Pão de Açucar faz a sua parada para mim foi sensacional! Um feito!

Olhando de baixo o morro depois de você ter subido você se admira: "nossa, eu subi isso em tão pouco tempo?!"

A subida começa numa pista para caminhantes chamada Claudio Coutinho (ex-treinador da Seleção Brasileira de futebol), a pista também é conhecida como caminho do Bem-te-vi, foi aberta em 1980. Logo depois, você entra por uma trilha para então topar com subidas íngrimes; leva em torno de 40 a 50 minutos para chegar até o topo, dependendo do seu preparo físico e também das quantidades de paradas para fotos. Essa pista está aberta das 6h às 18h.

O barato é ir pela parte da tarde porque ao final da subida você se acomoda para descansar numa das cadeiras que há lá em cima admirando um belo pôr do sol.
Quando fui havia chovido no dia anterior e a trilha estava com muita lama, mas foi muito bom porque aproveitei para batizar a minha bota de peregrino, bota com gorotex já aprovada e amaciada.

É de fato um ótimo lugar para se respirar um ar puríssimo em pleno Rio de Janeiro.

Lá em cima tem uma placa dizendo que você tem que pagar para descer no bondinho, mas com jeitinho dá para descer sem pagar.

Bem nós descemos, sorte talvez! Ou foi o lindo sorriso da minha prima e afilhada Vivinha que encantou o controlador dos passageiros! rsrsrsrsrs
Bem, você pode também tentar fazer o inverso - descer o morro, é claro!



































































































































sábado, 13 de fevereiro de 2010

Banhos de cachoeiras em Paraty - lavando a alma!!!!

Banhos de cachoeiras!!! Eita, que o ano começa bem! Um dos passeios que se pode fazer em Paraty é visitar cachoeiras, e porque não?

Nada como um bom banho numa cachoeira em meio à mata Atlântica para te deixar revigorada, um mergulho nas águas frias em meios às pedras, ouvindo o cantar dos passarinhos... que maravilha!!!!

Um lugar onde se esquece da rotina urbana, do corre corre da vida diária, esquecemos do nosso comportamento automático e indiferente de se passar pelo dia sem ver as coisas e pessoas essênciais que nos servem de oxigênio para o corpo e para a alma.

Como não prestar atenção àquela natureza? Completa integração, tendo ao nosso lado a nossa família, aí percebemos que a felicidade está tão perto e custa tão pouco!

Bem, aviso aos navegantes: há que se fazer trilhas para chegar a esses locais maravilhosos, de modo que para quem não curte uma caminhada fica um dilema. Meu amigo(a), faça a trilha! Você não irá se arrepender!

Contratamos esse passeio com a empresa Paraty Best Travel e ele começou com o guia nos pegando no hotel num jipe 4X4. Passeio divertido!

Fomos a um lugar de onde se vê a Serra da Bocaina, há uma igreja construída em cima de uma pedra, e muito próximo se encontra a entrada do Caminho Do Ouro (estrada por onde passavam os carregamentos de ouro).
Adentramos por uma trilha que nos conduziu a uma cachoeira chamada Tarzã, para entrarmos nela tivemos que passar por uma ponte artesanal, feita de madeiras e cordas. Dá um certo frisson, me senti como num filme do Indiana Jones, rsrsrsrs. Só faltava ele para tirar o meu medo. Só podia passar um de cada vez.

Próximo à cachoeira tem um barzinho e um banheiro que dá para o gasto. O que não tem nas outras cachoeiras visitadas.
A cachoeira é muito boa, porém com muitas pedras escorregadiças. Como é frequentada por muita gente fica meio que "apertado", encontrar um espaço confortável onde dê para sentar próximo à beira, é confuso. Há que se ter cuidado se não se machuca.
Após essa cachoeira pegamos outra trilha para ir a uma outra cachoeira mais divertida! A Cachoeira tobogã!

É isso mesmo! Dá para se escorregar nela! Tem que ter coragem! Eu tive, depois de ver os outros indo, é claro!
Ousei escorregar; na hora em que já era tarde desistir entrei em pânico, mas após a curva na pedra relaxei - Muito manero!!!

A pedra é lisa não te machuca, só tem que segurar a cabeça para não deixar bater na pedra quando se escorrega.

Veja o vídeo abaixo ao final da postagem a minha cara de pavor!!! rsrsrssrs
Geralmene o Guia nos deixava cerca de 30 a 40 minutos desfrutando de cada cachoeira.
Após a cachoeira Tobogã, fomos conhecer o alambique Engenho d'Ouro. Dizem que a melhor cachaça é de Paraty, então nada mais certo que conhecer o modo de preparo e comprar é claro uma garrafinha que existem em diversos sabores, para todos os gostos.
Partimos em seguida para conhecer a FAZENDA MURYCANA na Serra da Bocaina, é uma fazenda do séc. XVII na qual D. Pedro e a Marquesa de Santos costumavam pernoitar em suas passagens por aquelas bandas.

A fazenda está um pouco maltratada, todavia possui algumas diversões: arvorismo, cavalgada, tirolesa e outros. Mas para mim a melhor delas é a cachoeira, a melhor dentre todas visitadas.
A cachoeira nesta fazenda parece uma piscina, você não se machuca nas pedras - tem espaço para nadar, é simplesmente uma delícia!!!!!
Após tantos banhos de cachoeiras tivemos como almoço nesta fazenda uma feijoada muito boa, esta incluída no pacote.

A Casa Grande me pareceu muito descuidada, os móveis não estaõ conservados, cheios de poeira, se duvidar da época do Império. Ela ficou sendo uma espécie de museu onde mostra os objetos da época.

O bom é que fazem um cafezinho moído na hora e feito em fogão de barro - um sabor inigualável. Muito bom!

Ao final do passeio fomos a um orquidário, embora já quase sem ânimo porque dá uma canseira....a visita foi agradável!
Mas tudo é festa!